Conam faz balanço das ações de abril da Jornada de Lutas

A Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam) iniciou Jornada Nacional de Lutas por desenvolvimento, emprego, reforma urbana e direitos sociais no mês de abril. A jornada se estenderá até o dia 13 de junho, quando a entidade promoverá uma ca

A jornada foi convocada pelo Conselho Nacional de Entidades Associadas (Conea) da Conam em dezembro de 2006 e tem como objetivo mobilizar o movimento comunitário e a população organizada em torno das Associações de Moradores na luta pelos direitos sociais como educação, saúde, moradia, saneamento, transporte publico, entre outros. A jornada, que se estenderá até junho, envolveu no último mês mais 300 lideranças, das 5 regiões do país, de 22 estados no processo no mobilização em abril


 


A geração de emprego e renda e um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social também estão no alvo das reivindicações da Conam, assim como a anistia das Associações de Moradores e Sociedades Amigos de Bairros junto à Receita Federal de dívidas dos anos 90.


 


A primeira etapa vencida com sucesso foi a realização dos encontros regionais que no total reuniram nas 5 regiões do Brasil mais de 300 lideranças de 22 estados. Foram encontros que debateram a mobilização e os principais eixos dessas mobilizações.


 


A segunda etapa que visa a realização das mobilizações estaduais e municipais junto aos executivos e legislativos locais está ocorrendo até o final de maio, já contou com algumas importantes atividades, dentre as quais destacamos:


 


● Ocupação de área publica municipal em Betim onde mais de 100 famílias negociam com a prefeitura a conquista de suas moradias.


 


● Ocupação do prédio da Caixa Econômica Federal onde mais de 300 famílias conseguiram reabrir as negociações relacionadas ao Programa de Crédito Solidário em Belo Horizonte.


 


● Manifestação na cidade do Rio de Janeiro de mais de 500 famílias do município de Nova Friburgo que foram desalojadas pelas chuvas no inicio do ano (13/04).


 


● Manifestação na cidade de Nova Friburgo pelas 500 famílias desalojadas (04/05).


 


● Manifestação, passeata e acampamento na praça da Sé em São Paulo de mais de 800 famílias na luta pelo direito a moradia em São Paulo (18/04).


 


● Manifestação de mais de 300 pessoas em Porto Alegre pelo Direito à Moradia em Porto Alegre (27/04).


 


● Passeata com mais de 500 pessoas em Salvador pelo direito à moradia e ao saneamento (25/04).


 


● Audiência publica na Assembléia Legislativa da Paraíba com mais de 100 lideranças (22/03).


 


● Manifestação em Brasília pela Regulamentação da EC 29 que garante mais recursos para o SUS, Conam (500 pessoas) e outras entidades (500 pessoas) (11/04).


 


Ainda para o mês de Maio estão previstas manifestações para os estados de RJ, SP, MG, PE, GO, AP, CE, PA, AM e AC. Ao final, no dia 13 de Junho, será realizada a Caravana Nacional à Brasília que reunirá mais de 3000 lideranças. Acontecerá uma passeata para levar ao Governo Federal, ao Congresso e ao Poder Judiciário a plataforma de reivindicações.



 


* Com informações do site da Conam: www.conam.org.br.