Transexual eleita prefeita pela primeira vez no Reino Unido
Jenny Bailey, de 45 anos, assume nesta quinta-feira (24) a Prefeitura da cidade universitária britânica de Cambridge, tornando-se a primeira transexual a ocupar o cargo.
Publicado 24/05/2007 15:22
Bailey, 801ª pessoa a ocupar a Prefeitura de Cambridge, é também a primeira prefeita da história do Reino Unido a ter passado por uma cirurgia de mudança de sexo.
Eleita pelo Partido Liberal-Democrata, ela terá ao seu lado a sua companheira, Jeniffer Liddle, de 49 anos, que também passou por uma mudança de sexo.
Jenny declarou que foi uma honra ter sido eleita. “Ingressei na política local porque acredito no serviços públicos e porque queria contribuir com a maravilhosa cidade em que vivo”, declarou Bailey, que foi casada e tem dois filhos, de 18 e 20 anos.
O diretor-executivo da prefeitura de Cambridge, Rob Hammond, declarou que está confiante que “a senhora Bailey será uma grande embaixadora de Cambridge”. “A opinião desta prefeitura é que a orientação sexual e o gênero de uma pessoa não deve ser impedimento para que alguém chegue a um cargo público”, completou.
Um porta-voz da Associação de Governos Locais (LGA, da sigla em inglês), destacou que Bailey é a primeira prefeita transexual do Reino Unido.
Engenheira formada antes de sua operação, Bailey se casou com uma mulher que hoje considera a sua melhor amiga. O casal teve dois filhos.
O jornal “The Times” informa que Bailey diz ter orgulho de abrir um precedente positivo na vida pública britânica.
Ao mesmo tempo, no entanto, diz que não quer ser definida por sua condição. “Nós, transexuais, só desejamos ser pessoas normais”, explica.
“Quando alguém passa com sucesso por uma experiência como essa, é feliz para poder viver uma vida normal, enfrentando problemas normais. É uma oportunidade estupenda. Não quero que isso eclipse o meu mandato”, acrescenta Bailey.
Ela conta que começou a se sentir confusa sobre sua identidade sexual aos 6 ou 7 anos. Mas reprimiu seus sentimentos reais até a faixa dos 20 anos.
Há 15 anos, atendendo aos conselhos de parentes e amigos, foi a uma clínica, onde se submeteu a um procedimento de tratamento de substituição hormonal. Ali conheceu sua companheira, Jennifer, de 49 anos, engenheira de informática que fazia o mesmo tipo de tratamento.
O filho mais velho de seu casamento anterior vive com o casal, enquanto o outro ficou com sua mãe.
Com informações do G1 e ANSA