A Vila canta a saga dos trabalhadores em 2008

“Glória a quem trabalha ao ano inteiro em mutirão”, dizia o samba-enredo de Martinho da Vila, em 1984. Desta vez a homenagem aos trabalhadores será ainda maior. A Vila Isabel terá como enredo para o carnaval de 2008 os “Trabalhadores do Brasil”. O lanç

O deputado Edmilson disse que o enredo é maravilhoso, digno de uma escola de samba. “Qualquer uma das escolas de samba do Rio poderia fazer, mas eu acho que a Vila vem se destacando nesses temas, tem mais ligação com o momento do nosso país e do povo. Eu estou muito satisfeito, porque a Vila abraça mais uma vez um tema muito caro para o povo brasileiro”.



“Como Ministro do Trabalho eu quero trazer o presidente Lula para assistir o carnaval do Rio. A Vila está no coração da gente, uma escola grandiosa, imponente, bonita e forte. Tudo isso junto faz da Vila Isabel um exemplo”, disse Carlos Lupi.



O enredo para o carnaval do próximo ano vai contar a história das lutas e conquistas dos trabalhadores brasileiros desde a época da escravidão até os dias atuais. Pelo vídeo apresentado, a Escola pretende abordar o período Getúlio Vargas, o governo Jango e as reformas de base e a ditadura militar, chegando nas greves do ABC até a eleição do primeiro presidente operário. A Vila também vai abordar questões como a defesa do direito às férias e o 13º salário, a valorização da carteira de trabalho e o combate ao trabalho informal.



A Vila Isabel terá o apoio do governo do estado do Rio através da Secretaria do Trabalho. A CUT, que deve ser retratada pela Escola, também apóia o tema. Vários dirigentes da entidade estiveram presentes. Para o presidente do CUT, Artur Henrique, foi importante a escolha desse enredo pela Vila Isabel por ela ser uma escola ligada aos temas sociais. “Temos em 2008 uma importante história para ser contada, a história de luta dos trabalhadores”, concluiu Artur.



Para Martinho da Vila, que disse estar presente apenas como sambista, em 2008 a Vila Isabel vai “fazer um carnaval daqueles que a gente gosta. O enredo é maravilhoso. Será uma homenagem ao trabalhador, aquele que suou para fazer o Brasil”.