Blog da Ubes pelo passe tem vídeos, fotos e reportagens
A 2º Caravana em defesa do passe estudantil da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) conta com mais um instrumento de interlocução com os estudantes. O o blog “O Futuro do país pede passagem” conta com fotos, vídeos e reportagens atual
Publicado 29/05/2007 17:49
Caravana dentro da escola
Em março deste ano um ônibus todo personalizado com a identidade visual da Caravana em Defesa do Passe Estudantil passou por Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Foi a 1º Caravana da Ubes em defesa do passe estudantil. Na 2º Caravana iniciada no mês de maio, os diretores da Ubes estão visitando mais de 20 cidades, levando na bagagem o debate sobre o passe livre para estudantes no transporte público.
A 2º Caravana iniciou em Guarulhos (SP) no dia 18 e contou com a participação de mais de 600 estudantes do Colégio Estadual Homero Rubens de Sá. A vice-presidente do grêmio estudantil do colégio, Débora Salete dos Santos disse que “a luta pelo passe livre é ideal já que o ônibus é caro e a maioria dos estudantes dessa escola mora longe daqui”.
A parada seguinte se deu em Salvador (BA). Durante o caminho uma má notícia, o ônibus que levava os estudantes, jornalistas e artistas quebrou. Depois de quase 15 horas parado na estrada, o ônibus finalmente prosseguiu à capital baiana. As dificuldades encontradas no caminho foram compensadas nas atividades que se deram na cidade que ficou consagrada em 2003 pela “revolta do buzu”. Centenas de estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) participaram do debate. “Eu estou disposto a ir para as ruas”, disse o calouro do Cefet Edvaldo Assis Júnior.
Encontro com prefeitura
Em Salvador a caravana da Ubes também foi recebida pelo deputado estadual Yulo Oiticica (PT) na Assembléia Legislativa do estado. O encontro com o autor do projeto de lei de passe apresentado pela Ubes está postado no blog em três vídeos. Seguindo seu caminho a caravana da Ubes aportou em Camaçari (BA), pólo industrial do estado. Lá estudantes promoveram um grande debate no Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb).
Além do bate papo com os estudantes do Ceteb a Ubes reuniu-se com representantes da prefeitura para discutir a questão do transporte público e apresentar seu projeto de lei de passe livre. O secretário municipal de Ação Social, Carlos Silveira, se comprometeu em manter o diálogo com as entidades pela aprovação do projeto, mas ressaltou “que são grandes as dificuldades em se lidar com os empresários de transporte da região”.
Aracajú e Maceió
No dia 24 a caravana chegou a Aracajú (SE), onde dois dias antes uma manifestação estudantil pelo passe havia sido violentamente reprimida. Os estudantes foram às ruas exigir meio passe todos os dias e em todos os horários e não penas durante as aulas. No Cefet da capital sergipana mais de 500 estudantes participaram do debate. O diretor da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses), Aby Custódio, disse que “a expectativa pela conquista do meio passe integral é de que aconteça ainda este semestre”. A Ubes também se reuniu com a secretária municipal de Inclusão Social para entregar seu projeto de passe livre.
Em Maceió (AL), a caravana da Ubes chegou na sexta-feira (25). Uma audiência pública sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) ocorreu com a participação da entidade na Assembléia legislativa do estado. Em Alagoas os estudantes obtiveram uma conquista importante: um conselho, com a participação de professores, sociedade civil e dois estudantes – um deles da Ubes – se constituirá para fiscalizar os recursos do Fundeb.
Próxima parada
A 2º caravana seguirá pelo nordeste, visitando ao longo desta semana cidades do estado de Pernambuco. Recife, Cabo e Olinda devem ser as cidades a receber a comitiva de estudantes que percorrem o Brasil para sacudir o debate sobre a educação e a sua relação com o passe estudantil.
O blog da entidade estará ligado em todas as atividades, trazendo informações com uma linguagem descontraída e muitas imagens para quem quiser acompanhar o dia-a-dia dos estudantes em cada cidade em que a caravana aportar.
Para o presidente da Ubes, Thiago Franco, a bandeira que a caravana está levando é fundamental para os estudantes já que “o preço das passagens é um dos maiores problemas para garantir o acesso à educação”. Fato comprovado por inúmeras pesquisas já divulgadas nacionalmente a questão do transporte é uma das principais causas ou de evasão escolar ou mesmo de exclusão da escola.
A caravana da Ubes, ao privilegiar debates em escolas técnicas e encontros com autoridades do executivo e legislativo das cidades e dos estados, está dando uma grande contribuição para a busca de soluções dos investimentos aplicados em educação, incluindo a questão do transporte público. Somente um grande movimento em defesa da escola pública e da educação de qualidade poderá remover o descaso e o abandono que hoje impera sobre a situação da educação básica no país.
Veja abaixo a agenda da 2º Caravana da Ubes:
28/05: Recife e Cabo
29/05: Olinda
30/05: João Pessoa
31/05: Natal
01/06: Fortaleza e Maracanaú
04/06: Brasília
05/06: Goiania
06/06: Belo Horizonte e Betim
11/06: Contagem
12/06: Juiz de Fora
13/06: Rio de Janeiro
14/06: Niteroi e Seripedica
15/06: Nova Iguaçu
18/06: São Paulo e Suzano
19/06: Itaquá
20/06: Campinas
Acesse o blog da Ubes no endereço:
Por Carla Santos,
com informações do EstudanteNet