Presidente do PCdoB RS fez roteiro no norte do Estado
O Presidente Estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, realizou nos dias 1º a 3 de junho, roteiro político no norte do Estado, visitando 8 municípios. O objetivo foi debater com a militância a fase de maior audácia do partido. O Vereador de Passo Fundo, Ju
Publicado 10/06/2007 18:43 | Editado 04/03/2020 17:12
Na sexta-feira, foram visitados os municípios de Soledade, Ernestina e Pontão. Em Soledade, as lideranças comunistas foram recebidas pelo Presidente do PCdoB, José Carlos de Borba Andrade – o borbinha – e deram entrevistas às rádios Líder – Soledade e de Espumoso e ao Jornal Folha de Soledade, de circulação regional. O Presidente local do PCdoB relatou que o partido vem debatendo, principalmente com o PT, no sentido de compor uma aliança em oposição ao grupo que hoje dirige o município (PP). Borbinha destacou que as conversas vêm ocorrendo também com o PSB, PMDB, PTB e outras agremiações que buscam uma alternativa para desenvolver o município.
Em Ernestina, Adalberto e Juliano foram recebidos pela Prefeita Diná da Silva, do PSB, e pelo Vereador Auri, sem partido, onde o PCdoB se colocou à disposição para contribuir com o município. A Prefeita destacou o respeito que tem pelo PCdoB e suas lideranças, em especial por Jussara Cony.
Já no município de Pontão, inicialmente foi realizada uma visita ao gabinete do Prefeito Zambiasi (PSB) e a parte do secretariado, onde foi debatida a participação do PCdoB no governo, já que o partido faz parte da base de sustentação. O prefeito afirmou que o PCdoB deverá ganhar em breve novos filiados na cidade, já que o grupo de sustentação do governo vem deixando o PT e aderindo ao bloco PSB/PCdoB. Mais tarde, realizou-se reunião com a Comissão Provisória do partido, sendo que o Presidente da Comissão, Tiago Jorgens, relatou os passos que o partido está dando no sentido de avançar no movimento social e construir o projeto eleitoral
No sábado, o roteiro foi realizado nos municípios de Erechim, Erebango e Passo Fundo. Em Erechim, cidade com mais de 100 mil habitantes e pólo da região do Alto-Uruguai, com forte presença na educação, comércio e indústria, para a Presidente do PCdoB na cidade, Deborah Machado, o partido tem uma ampla margem de diálogo com a oposição ao grupo que comanda Erechim (PP-PTB). “Estamos dialogando com PT-PSB-PMDB-PDT, no sentido de formarmos uma chapa única das oposições”. O objetivo do PCdoB na cidade é eleger uma cadeira na Câmara. Para isso, vai investir na juventude e na filiação de lideranças para concorrer.
Em Erebango, o PCdoB, que é constituído basicamente pela juventude, vem engajando uma série de atividades no sentido de se transformar em referência para essa camada. Nossa militância estuda nas universidades de Erechim-URI e de Passo Fundo-UPF, dando grande contribuição ao movimento estudantil. O trabalho do partido na cidade é para eleger um vereador e compor a chapa de oposição com o PT, contra o PP-PMDB. Os dois Vereadores do PT na cidade prestigiaram o encontro do PCdoB e saudaram a formação do partido na cidade, colocando-se à disposição para contribuir com nossa estruturação.
No município de Passo Fundo, principal cidade da região, com mais de 185 mil habitantes, Frasson reuniu-se com a direção local ampliada e debateu a necessidade do partido atuar com maior audácia e buscar constituir chapa própria para Vereador e garantir a manutenção e ampliação de nosso mandato. Foi acatada de forma unânime a sugestão de Frasson de lançar o nome do Vereador Juliano Roso como alternativa à Prefeitura Municipal. Para o presidente do PCdoB local, Émerson Lopes Brotto, o Pingo, Juliano tem condições de aparecer como importante alternativa para governo local. “Estamos compondo com outras forças o governo do Prefeito Dipp (PDT-PP-PSB-PV-PCdoB e PT). Podemos tanto manter a atual coalisão, como apresentarmos outro pólo de forças, no sentido de buscarmos maiores transformações para a cidade. Este pólo deve ser dar em torno de partidos do governo Lula e o Vereador Juliano Roso tem condições de liderar e ampliar esta coalisão.” Ao mesmo tempo, não está descartada a manutenção da atual coalisão de forças em torno do governo Dipp.
No domingo, o roteiro foi nas cidades de Não-Me-Toque e Carazinho. Em Não-Me-Toque, a reunião se deu no Assentamento Libertação Camponesa, onde nasceu o PCdoB no município. Na reunião, foi encaminhada a necessidade do partido aglutinar as forças de oposição PMDB-PT-PDT, para a disputa da majoritária e, na proporcional, o partido deverá apresentar chapa própria. Neste sentido, já foram listados pré-candidatos do PCdoB e lideranças de outras forças para compor a chapa.
Finalmente, em Carazinho, cidade onde o partido está tendo a direção reorganizada, o PCdoB é composto basicamente por estudantes universitários e secundaristas. Carazinho é a terceira cidade em número de habitantes da região (cerca de 70 mil) e deverá receber atenção especial do partido, pois junto com Passo Fundo e Erechim, possui horário eleitoral na TV. O esforço do novo Comitê em Carazinho é ampliar o partido e compor uma chapa de oposição ao PSDB, com o PMDB-PDT-PT-PSB, buscando uma cadeira no Legislativo Municipal.
Fonte: Assessoria vereador Juliano Roso