Roteiristas de TV e cinema aprovam greve em Hollywood
Depois de uma negociação que vem se arrastando há meses, o sindicato dos roteiristas de cinema e televisão de Hollywood aprovou a greve. Na assembléia realizada no fim desta semana, 90% dos participantes se m
Publicado 21/10/2007 20:07
“Os roteiristas não querem fazer greve, mas eles estão decididos e preparados para uma ação forte, unificada, para defender nossos interesses. Nós precisamos de um contrato que nos permita acompanhar o sucesso financeito desta indústria global que não pára de crescer”, ponderou Patric Verrone, presidente da organização.
Desde julho o sindicato tem conversado com representantes de estúdios de cinema e produtoras, mas ambos os lados reconhecem que não fizeram progressos. Presidente do grupo que representa os estúdios, Nick Counter disse que a aprovação da greve não o surpreendeu.
A questão que mais divide as duas partes – e coloca os atores ao lado dos roteiristas – é uma compensação financeira pelas vendas de DVDs e por distribuição alternativa em outras mídias, como internet.
A partir de 31 de outubro, o sindicato dos roteiristas pode convocar uma greve a qualquer momento. Como essa possibilidade já vem se anunciando há tempos, estúdios de cinema e emissoras de TV aceleraram suas produções e fizeram até estoque de roteiros. A última greve do gênero, em 1988, durou 22 semanas e gerou perdas de 500 milhões de dólares para a indústria.
Fonte: Globo.com