Manoel Néri toma posse no Conselho Federal de Enfermagem
Após superar manobras da oposição que tentava impedir sua posse, o militante comunista Manoel Néri foi finalmente empossado como presidente do Conselho Federal de Enfermagem, para mandato de três anos.
Publicado 21/10/2007 18:03 | Editado 04/03/2020 17:13
O enfermeiro Manoel Néri foi empossado no último dia 19 de outubro, como presidente do Conselho Federal de Enfermagem, para mandato de três anos. A cerimônia de posse aconteceu na sede do Cofen na Cidade do Rio de Janeiro (RJ). Manoel foi eleito pelo plenário do Cofen no último dia 20 de setembro para exercer o cargo máximo da autarquia federal, que congrega mais de 1,2 milhão de profissionais de enfermagem no país.
Manoel Néri ganhou as eleições derrotando o grupo da ex-presidente Dulce Bais, que esteve à frente do Cofen por um período de um ano e meio. Segundo fontes do Cofen, Dulce ainda tentou uma manobra pra impedir a posse do presidente eleito. Em nota, Manoel disse que a tentativa de manobra foi um ato de desrespeito com àqueles que, através do voto, tornaram concreto o desejo de mudanças.
O novo presidente do Cofen é dirigente do Partido Comunista do Brasil em Rondônia e professor universitário. Ele já exerceu as funções de diretor-presidente do Instituto de Previdência e Assistência de Porto Velho, atuou como presidente do Conselho Regional de Enfermagem por dois mandatos e também foi secretário municipal adjunto de saúde.
O Cofen possui nove conselheiros, incluindo Manoel Néri. Na opinião do novo presidente, “o Cofen precisa ser independente e forte, para ter autonomia nas decisões”. Manoel, disse que vai lutar pela aprovação do Projeto de Lei que reduz a carga horária semanal dos profissionais da enfermagem de 40 para 30horas. “Vamos atuar no sentido de promover uma maior integração e valorização da classe”, conclui Manoel.
De Porto Velho,
Neyson Freire