Congresso dos Metroviários aprova plano de lutas

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro, foi realizado o 6º Congresso dos Metroviários do Rio de Janeiro, que debateu os rumos da categoria para os próximos três anos. Os trabalhadores aprovaram um plano de lutas, como a busca pela implantação da lei que regul

Os metroviários também decidiram lutar por mais investimentos no sistema metroviário, priorizando o projeto original de expansão, com a conclusão do trecho entre Estácio e Carioca, via Cruz Vermelha, na Linha 2. E ainda lutar por contratação de pessoal, visando melhorar a condição de trabalho dos metroviários, combater a eliminação de postos de trabalho, além de impedir a execução de horas extraordinárias planejadas pela Opportrans (empresa que administra o metrô), e defender a manutenção da empresa Riotrilhos como planejadora, fiscalizadora e implementadora do sistema metroviário do Rio de Janeiro.



Os congressistas debateram ainda as conjunturas nacional e internacional, as perspectivas para os trabalhadores metroviários e as formas de se implementar uma política de melhoria de vida da classe trabalhadora. Além disso, como previsto no temário, algumas cláusulas do estatuto foram modificadas, visando o seu aprimoramento.