Instituído Prêmio José Augusto Mochel

Numa iniciativa conjunta do deputado federal Flávio Dino, Comitê Estadual do PC do B e Instituto Maurício Grabois foi criado o Prêmio José Augusto Mochel para homenagear personalidades da esquerda maranhense que se destacam na luta de

O Comitê Estadual do PC do B, o Instituto Maurício Grabois e o deputado federal Flávio Dino anunciaram ontem a criação do Prêmio José Augusto Mochel para homenagear personalidades da esquerda maranhense e entidades que se dedicam e contribuem com a luta democrática, popular e socialista. Na primeira edição da honraria serão homenageados o jornalista Neiva Moreira, o médico William Moreira Lima, o líder camponês e ambientalista Manoel da Conceição, o camponês Antonio Campos e o militante do movimento negro João Francisco. A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos também será homenageada.


O nome do Prêmio homenageia o médico comunista José Augusto Mochel,que faleceu prematuramente em 25 de março de 1988 em consequênica de um acidente de trânsito. Mochel participou da luta pela redemocratização, integrou ativamente o movimento pela Anistia, foi fundador da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, atuou na reorganização do PC do B no Maranhão, tendo sido candidato a deputado federal em 1982 ao lado de Luiz Pedro de Oliveira e Silva, eleito deputado estadual pelo Bloco Popular do PMDB, que era o espaço de atuação do PC do B, então submetido à clandestinidade.
O Prêmio será entregue em solenidade marcada para o dia 07 de dezembro durante o Seminário “A Atualidade da Luta Socialista”. Todos os homenageados confirmaram presença na solenidade que contará com a presença dos dirigentes nacionais do PC do B Aldo Arantes e Jose Reinaldo Carvalho. “Este é um reconhecimento que fazemos ao camarada Mochel e a outros companheiros que lutaram e lutam por um Brasil socialista”, explicou o presidente do PCdoB-MA, Gérson Pinheiro.