Chile adia para março decisão sobre padrão da TV digital
O Chile adiou para março a decisão sobre o padrão de televisão digital –japonês, europeu ou norte-americano– que será adotado pelo país, disse na segunda-feira o porta-voz do governo, Francisco Vidal. “A presidente Michelle Bachelet pediu mais estudos,
Publicado 26/12/2007 13:36
Bachelet disse que o padrão escolhido será o que melhor atender às necessidades do país e aquele capaz de possibilitar o melhor acesso à televisão aberta e gratuita. O governo havia se comprometido a tomar uma decisão até 31 de dezembro.
Transição em 8 anos
O período de transição para a televisão digital deve levar pelo menos oito anos, e o governo espera ver a primeira transmissão digital em 2010 para as principais cidades chilenas.
O país tem seis redes de televisão, cinco privadas e uma estatal.
O serviço de televisão paga é dominado pela operadora de cabo VTR, unidade da norte-americana Liberty Global, e tem a presença também da espanhola Telefónica . O serviço de satélite é fornecido pela DirecTV .
“Março ou final de março seria um momento melhor para saber com certeza a decisão que o governo tomará… uma decisão tomada com base em dados técnicos sólidos”, disse Vidal.
No Brasil, onde a TV digital já está funcionando pelo menos no estado de São Paulo o período de transição será de seis anos.
Fonte: Da redação, com informações da Reuters