Joselice Cerqueira assumirá Secretaria da Mulher em Teresópolis

A advogada e membro do Comitê Estadual do PCdoB/RJ, Joselice Cerqueira, assumirá no dia 22 o comando da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher em Teresópolis. O convite foi do prefeito Roberto Petto (PMDB), que criou a secretaria no final do ano p

“Estamos cumprindo compromisso assumido com a sociedade durante o 1º Reage Mulher realizado pela Secretaria de Segurança Pública em julho de 2007, quando anunciamos a criação de uma secretaria específica para assessorar, formular, monitorar e implementar as políticas de gênero voltadas para a valorização e promoção da população feminina. Ninguém melhor para assumir o cargo de secretária do que a advogada Joselice Cerqueira. Com mais de 30 anos de luta pela causa da mulher, é profissional altamente capacitada para exercer a função”, destaca o prefeito Roberto Petto.
 

A recém-criada secretaria tem como diretrizes promover atendimento às mulheres em situação de violência, acompanhar e auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade social, articular os meios que favoreçam a sua inserção no mercado de trabalho, programas de capacitação, garantir à mulher assistida as condições de acesso aos programas de educação formal e não formal, propiciar o apoio jurídico necessário, além de acompanhamento psicológico para o fortalecimento da auto-estima da mulher em situação de violência.
 

“Desde que assumimos a Prefeitura, nosso governo investe nesta área, o que pode ser comprovado com a reativação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (ConMulher), em 2004, e com a inauguração da sede e também do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), no ano passado. E continuamos o nosso desafio de criar serviços eficazes de atendimento ao público feminino”, salienta o prefeito Roberto Petto.



Primeira presidente da OAB/Mulher
 

Exercendo a profissão de advogada há 34 anos, principalmente na área trabalhista e administrativa dos servidores públicos, Joselice Cerqueira atua na defesa dos direitos da mulher desde 1979. Primeira presidente da Comissão de Mulheres da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado do Rio de Janeiro e primeira presidente da OAB Mulher-RJ, foi conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), sendo uma das fundadoras, e presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Teresópolis, criado em 1991.
 

“A criação da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher é uma proposta pioneira do prefeito Roberto Petto, que coloca Teresópolis à frente dos municípios fluminenses nesta área. Iniciativa louvável de um prefeito que mostra grande sensibilidade para as causas deste segmento da população”, parabeniza Joselice Cerqueira, informando que vai se licenciar de suas funções como advogada antes de assumir o cargo.



“A implementação de políticas públicas para as mulheres será efetivada em conjunto com as demais secretarias do governo do prefeito Roberto Petto. Só o trabalho em parceria vai possibilitar a prestação de atendimento efetivo às mulheres”, defende a advogada Joselice Cerqueira.
 

O NIAM e o ConMulher passam a ser vinculados à Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, que assim que estiver totalmente estruturada vai viabilizar a eleição do novo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.
 

Para a presidente do ConMulher, Diná Fontes, a nova Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher é a realização de um sonho. “Representa a concretização de muitos projetos que vêm sendo elaborados durante os muitos anos de luta pela causa da mulher. Tenho as melhores expectativas de que a mulher teresopolitana terá a sua auto-estima levantada e os seus direitos garantidos plenamente”, elogia Diná Fontes, que na estrutura da recém-criada Secretaria dos Direitos da Mulher, passa a ser coordenadora do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher.