Por unanimidade, metalúrgicos de Caxias do Sul aderem à CTB
O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região decidiu por unanimidade, em assembléia geral realizada no domingo (10), filiar-se à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). “Faremos do nosso sindicato uma entidade cada vez mais fo
Publicado 12/02/2008 20:19
Em dezembro de 2007, foi aprovada, também em assembléia geral, a desfiliação do sindicato da CUT e a participação no congresso que fundou a CTB. Na ocasião, Assis Melo definiu a decisão dos trabalhadores como “um passo histórico, marcado pela ousadia e disposição de luta”.
A CTB foi criada por várias entidades sindicais e sindicatos que antes eram filiados à CUT, além de entidades independentes. Como a CUT se afastou da perspectiva classista e independente, parte de sua base resolveu criar outra central, comprometida com a unidade dos trabalhadores em um fórum das centrais, que encaminha as lutas de todas as categorias.
O ato nacional de criação da CTB aconteceu em dezembro de 2007, em Minas Gerais. A central já nasceu como a terceira maior do Brasil, atrás somente da CUT e da Força Sindical. Caxias do Sul tem três representantes na direção nacional da CTB. Além de Assis Melo – que faz parte da direção plena da central -, Guiomar Vidor e Dilce Abigail Pereira são, respectivamente, diretor executivo e diretora da Secretaria das Mulheres.
Para 2008, a CTB vai lutar pelo desenvolvimento do país, com valorização do trabalho, empregos, reformas agrária e urbana, redução da jornada de trabalho sem redução de salários e nenhum direito a menos. Vai continuar levantando as bandeiras contra a reforma da previdência, o fim do Fator Previdenciário e qualquer outra medida que tente retirar direitos já conquistados pelos trabalhadores.
A criação da base gaúcha da central (CTB-RS) vai acontecer em congresso, nos dias 28 e 29 de março. Representantes de cerca de 80 entidades sindicais gaúchas – como metalúrgicos, comerciários, trabalhadores rurais, sapateiros, educadores e servidores públicos – estão empenhados em levar o movimento à frente.