Presidente sérvio convoca conselho de segurança nacional
O presidente sérvio, Boris Tadzic, convocou nesta sexta-feira (22) uma reunião do Conselho de Segurança Nacional para analizar as recentes manifestações em repúdio à proclamação unilateral de independência de Kossovo.
Publicado 22/02/2008 19:52
À reunião do órgão comparecerão além do primeiro-ministro Vojislav Kostunica, o presidente do parlamento, os ministros de Defesa e do Interior, assim como os chefes dos serviços de segurança e inteligência.
Kostunica considerou que a participação de milhares de jovens nas manifestações de ontem contra instalações de países ocidentais, favoráveis à soberania kossovar, demonstrou seu compromisso com o “direito, a justiça e a liberdade”.
O chefe do governo se pronunciou na última quinta-feira diante de uma manifestação de milhares de pessoas em Belgrado, convocada pelos principais partidos políticos para expressar a oposição ao separatismo kossovar.
Tadic, partidário de uma aproximação incondicional da União Européia, fez um discurso nesta sexta-feira afirmando ser contra a violência e os incêndios provocados contra instalações ocidentais na capital.
Belgrado denunciou o caráter violaório do Direito Internacional da declaração unilateral de independência por parte do governo albano-kossovar no último domingo, sem um consenso a respeito no Conselho de Segurança da ONU.
Tadic, Kostunica e a liderança do parlamento chegaram a uma posição comum de repúdio à soberania da província sérvia, e ao envio a essa área de uma missão da UE de 1.800 policiais, juízes e agentes alfandegários.