Déficit de professores deixa 100 mil sem aula no estado do Rio
Cem mil estudantes da rede estadual estão sem aula, com quase uma semana de início do ano letivo por falta de professores. Para o Sindicato dos Professores há um déficit de 18 mil profissionais.
Publicado 22/02/2008 20:02 | Editado 04/03/2020 17:05
Segundo a Secretaria de Estado de Educação, o déficit é de 8 mil professores, mas deverão ser alocados cerca de 6 mil aprovados em concurso no início do ano e outros 2 mil concursados de 2004 serão convocados.
Em São Gonçalo, 40 mil alunos estão ociosos. Na cidade, desde 2003, ação movida pela Promotoria da Infância e Juventude corre na Justiça para garantir as aulas aos alunos na rede pública estadual. Na Baixada Fluminense, 60 mil alunos estão prejudicados, segundo o sindicato.
Troca-troca
No dia 18, o governador Sérgio Cabral Filho anunciou a troca do titular da Secretaria: Nelson Maculan, que foi substituído por Tereza Porto, ex-presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj).
O ex-secretário deixou o comando da pasta após um ano de problemas e promessas não cumpridas na rede estadual, entre elas a Resolução da Secretaria Estadual de Educação que reinstituía as eleições para a direção das escolas estaduais, medida cancelada por outra resolução da SEE.