Centrais e sindicatos recorrem a Lula em defesa da Cesp
As Centrais Sindicais e sindicatos de trabalhadores do setor energético encaminharam nesta segunda-feira (24) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedido de audiência para tratar da privatização da Cesp pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB).
Publicado 25/03/2008 17:36
Os sindicalistas querem que Lula intervenha junto ao governador de São Paulo no sentido de garantir que definitivamente não ocorra o leilão da Cesp – inicialmente marcado para esta quarta (26), mas cancelado por falta de concorrentes.
Na opinião do presidente da CGTB, Antonio Neto, “a privatização da CESP é um crime. Principalmente se levarmos em consideração que vender a estatal representa uma sabotagem aos esforços do país de implementar um crescimento econômico acentuado. Doar a CESP não acrescentará um único KW na capacidade instalada do Estado. Pelo contrário, significa limitar a oferta, significa alijar o Estado de um instrumento fundamental para o desenvolvimento regional”.
O presidente da CGTB também ingressou com uma ação na Justiça para barrar o leilão.
Veja a íntegra da carta:
Senhor Presidente,
As Centrais Sindicais e Sindicatos abaixo-assinados solicitam audiência à Vossa Excelência no sentido de discutir o processo de privatização da Cesp e que intervenha junto ao senhor Governador José Serra no sentido da suspensão do referido leilão.
Estamos convencidos de que o adiamento irá de encontro ao sentimento da opinião pública paulista expressa em inúmeros Mandados de Segurança, em manifestações públicas e editoriais dos principais órgãos de informação do Estado.
O adiamento possibilitará o aprofundamento da discussão e evitará os possíveis prejuízos ao patrimônio público neste momento de crescimento da nossa economia.
Atenciosamente,
CGTB – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil; CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; CUT – Central Única dos Trabalhadores; FS – Força Sindical; NCST – Nova Central Sindical de Trabalhadores; UGT – União Geral dos Trabalhadores; Sinergia – Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo e Sindicato dos Eletricitários de São Paulo.
Fonte: Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB)