MST obtém assentamento e desocupa Southall

Oitocentos integrantes do Movimento Sem Terra (MST) desocuparam na manhã de sexta-feira (18) a Fazenda Southall, em São Gabriel, na Fronteira Oeste. O prazo judicial para deixarem a área encerrava às 10h da manhã, mas as famílias iniciaram a retirada a

Os sem terra decidiram desocupar a fazenda depois que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) anunciou na quinta-feira à noite a desapropriação da Fazenda São Paulo II, a 16km da Southall. As famílias serão levadas à área e permanecerão lá até que o Incra inicie o processo de assentamento.


 


O coordenador do MST, Cedenir de Oliveira, considera a desapropriação uma conquista, mas diz que as famílias não desistirão da Fazenda Southall. “Saímos dessa jornada fortalecidos, não somente por essa área, mas por todas as atividades. Essa área é importante porque ela está no coração do latifúndio em São Gabriel. E isso nos fortalece para lutar para que a Fazenda Southall seja destinada à reforma agrária”, diz.


 


A Fazenda São Paulo II tem 122 are e deve abrigar sete famílias. O Incra está concluindo a compra de uma outra área na cidade, de 500 are, para abrigar mais 30 famílias sem terra. Em Novembro passado, o órgão assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal em que se comprometeu a assentar mil famílias até 30 de Abril e outras mil até Dezembro.


 


 


Até o momento, cerca de 40 famílias foram assentadas. O Incra pretende, pelo menos, anunciar as áreas que serão desapropriadas para cumprir o TAC até o final deste mês.


 


Atualmente, vivem no Rio Grande do Sul 2,5 mil famílias sem terra em 13 acampamentos em beira de estrada.