Mais de 7 mil participaram do 9º FISL

Com mais de 7,4 mil inscritos, representando 21 países, terminou nesse sábado, no Centro de Eventos da PUCRS, o 9º Fórum Internacional de Software Livre. Conforme um dos coordenadores da Associação SoftwareLivre.org (ASL), organizadora do fórum, Ricard

'Os participantes puderam inscrever palestras usando um software livre chamado Papers. Tivemos mais de 600 inscrições e escolhemos 253 delas para serem apresentadas nos três dias do fórum', salientou. Segundo a associação, a meta para 2009 é chegar a 10 mil inscritos.


 



Fritsch acrescentou que o evento propiciou a integração entre os usuários de Internet. 'Além da presença dos grandes players da área de Internet, o fórum permitiu um volume elevado de negócios.' Ele ressaltou que a associação reservou R$ 3,00 de cada inscrição (de R$ 153,00) para serem destinados a atividades sociais de inclusão digital.


 



Uma das palestrantes no último dia do evento foi a administradora de sistemas Fernanda Waiden, que trabalha para o Google. O tema abordado foi o Google Summer of Code, programa criado pela companhia para incentivar estudantes a desenvolver softwares livres. A participação no fórum de instituições de ensino foi destaque.


 


A rede Marista de Educação trouxe um robô criado por alunos, que servia água. O 'water free' foi criado pelo aluno Gregory Gusberti, da 8ª série do Colégio Marista Assunção, apoiado pelo professor Marcos Aranda Filho, coordenador de Robótica da instituição. 'A intenção do robô é de alertar para a preservação da água', disse Gusberti.
  
 
C POVO NET