Prefeito de Porto Alegre ocupa tempo de Manuela e Rosário
O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, da coligação “Cidade Melhor, Futuro Melhor” (PMDB-PSDC-PTB-PDT), ocupou nesta terça-feira (16) parte dos programas de Manuela D'Ávila e de Maria do Rosário na televisão para contestar informações apresentadas
Publicado 17/09/2008 13:41
No programa de Manuela, da aliança “Porto Alegre é Mais” (PCdoB-PPS-PR-PTdoB-PMN-PSB-PTN), a propaganda do prefeito destacou que não é verdade que há 41 câmeras de vídeo desativadas no sistema de monitoramento de Porto Alegre. Na seqüência, ao retomar o programa, a campanha de Manuela retrucou.
“O direito de resposta concedido ao candidato Fogaça só confirma uma coisa: a maioria das câmeras de segurança da prefeitura é interna, enquanto falta segurança nas ruas de Porto Alegre”, foi a resposta. Na tela, grifados em amarelo, os números de câmeras da prefeitura: 28 câmeras externas e 30 internas.
Demonstrando disposição para o confronto com Fogaça, o programa de Manuela também mostrou o relógio do paço municipal parado, enquanto afirmava: “Dá para entender porque a Prefeitura não acompanha a vida das pessoas”.
No direito de resposta no programa de Maria do Rosário, da “Frente Popular” (PT-PRB-PTC-PSL), a campanha de Fogaça contestou um dado apresentado pela coligação da candidata na semana passada, de que a educação da capital gaúcha piorou por estar em 2.072º lugar no ranking nacional de educação. “Que fique claro: antes (nas administrações petistas) a prefeitura não participava dos exames nacionais de avaliação de educação”, afirmou o texto. “Fogaça iniciou a avaliação da qualidade do ensino e está trabalhando para melhor a educação”.
O programa de Maria do Rosário não referiu-se ao texto do programa de Fogaça. Preferiu lembrar que a “Frente Popular”, que governou a cidade de 1989 a 2004, criou o Programa de Saúde da Família e aumentou de 13 para 164 o número de unidades de saúde do município. Também prometeu criar centros de especialidades para atendimento médico à população.
Os embates das candidatas petista e comunistas com Fogaça revelam a intenção de ambas de marcar diferenças com o prefeito. A última pesquisa do Ibope mostra Fogaça com 36% das intenções de voto, Manuela com 23% e Maria do Rosário com 16%. Quem passar para o segundo turno vai depender da ajuda de quem não passar para enfrentar Fogaça em 26 de outubro.
Da redação, com agências