Globo vê audiência de suas novelas desabar nos últimos anos

Pela primeira vez na história da Globo a audiência das novelas é preocupante. Com exceção da atual novela das 19h, Três Irmãs, a teledramaturgia global atravessa uma fase sombria sem precedentes. Embora ainda esteja em primeiro lugar no mercado,

Segundo reportagem do jornalista Ricardo Feltrin, do Uol, um em cada cinco espectadores mudou de canal, de passatempo ou deixou a sala no horário da novela das 18h. A queda é ainda mais assombrosa nos últimos três anos. Desde o sucesso Alma Gêmea (2005/06, média de 39 pontos), as últimas cinco produções nessa faixa de horário derrubaram a Globo em espantosos 43%.



A novela atual, Ciranda de Pedra, tem ainda o infeliz título de “pior audiência de uma novela da emissora” em todos os tempos: 22 pontos. A novela anterior, Desejo Proibido, foi o segundo pior fiasco (23 pontos). Só Sabor da Paixão (2002/03) foi igualmente mal (parcos 24 pontos).



Novela das 19h



Nesta década, de todas as novelas da Globo, nenhuma revelou ibope tão instável quanto a das 19h. Desde 2000, elas registraram médias de ibope variando de 27 pontos a 43 pontos de média em 2004. A novela atual, Três Irmãs, não está fazendo feio. Pelo contrário. Seus 33 pontos de média atuais a colocam no mesmo panteão de outros sucessos do horário, como Desejos de Mulher (também 33 pontos em 2002), e cada vez mais próxima de Um Anjo Caiu do Céu (34 pontos, em 2001).



Novela das 21h



O horário de novela mais crítico para a Globo nesta década é justamente o mais valioso. Exibida após o Jornal Nacional, produto mais caro da casa, a novela das 21h é um símbolo comercial e de imagem, uma fonte de prestígio e, claro, de dinheiro. Além disso é o segundo mais caro da publicidade brasileira.



Desde o sucesso Laços de Família (45 pontos, em 2000/01) até hoje, com A Favorita (37 pontos), a queda de ibope da Globo foi de quase 18%.



Se computados apenas os últimos quatro anos, a audiência literalmente rolou a ladeira: desde a recordista Senhora do Destino, exibida entre 2004/05 (50 pontos de média), a Globo vem amargando queda seguida de queda. Entre 2004 e 2008 a Globo perdeu um em cada quatro telespectadores (queda de 26,19%).