Globo vê audiência de suas novelas desabar nos últimos anos
Pela primeira vez na história da Globo a audiência das novelas é preocupante. Com exceção da atual novela das 19h, Três Irmãs, a teledramaturgia global atravessa uma fase sombria sem precedentes. Embora ainda esteja em primeiro lugar no mercado,
Publicado 21/09/2008 15:10
Segundo reportagem do jornalista Ricardo Feltrin, do Uol, um em cada cinco espectadores mudou de canal, de passatempo ou deixou a sala no horário da novela das 18h. A queda é ainda mais assombrosa nos últimos três anos. Desde o sucesso Alma Gêmea (2005/06, média de 39 pontos), as últimas cinco produções nessa faixa de horário derrubaram a Globo em espantosos 43%.
A novela atual, Ciranda de Pedra, tem ainda o infeliz título de “pior audiência de uma novela da emissora” em todos os tempos: 22 pontos. A novela anterior, Desejo Proibido, foi o segundo pior fiasco (23 pontos). Só Sabor da Paixão (2002/03) foi igualmente mal (parcos 24 pontos).
Novela das 19h
Nesta década, de todas as novelas da Globo, nenhuma revelou ibope tão instável quanto a das 19h. Desde 2000, elas registraram médias de ibope variando de 27 pontos a 43 pontos de média em 2004. A novela atual, Três Irmãs, não está fazendo feio. Pelo contrário. Seus 33 pontos de média atuais a colocam no mesmo panteão de outros sucessos do horário, como Desejos de Mulher (também 33 pontos em 2002), e cada vez mais próxima de Um Anjo Caiu do Céu (34 pontos, em 2001).
Novela das 21h
O horário de novela mais crítico para a Globo nesta década é justamente o mais valioso. Exibida após o Jornal Nacional, produto mais caro da casa, a novela das 21h é um símbolo comercial e de imagem, uma fonte de prestígio e, claro, de dinheiro. Além disso é o segundo mais caro da publicidade brasileira.
Desde o sucesso Laços de Família (45 pontos, em 2000/01) até hoje, com A Favorita (37 pontos), a queda de ibope da Globo foi de quase 18%.
Se computados apenas os últimos quatro anos, a audiência literalmente rolou a ladeira: desde a recordista Senhora do Destino, exibida entre 2004/05 (50 pontos de média), a Globo vem amargando queda seguida de queda. Entre 2004 e 2008 a Globo perdeu um em cada quatro telespectadores (queda de 26,19%).