SP: contra o assédio, metroviários protestam na Barra Funda
Os metroviários realizarão ato público na estação Barra Funda para denunciar e protestar contra as más condições de trabalho e assédio moral nesta estação e de outros locais de trabalho do Metrô. A categoria também reivindica que sejam contratados mais fu
Publicado 25/09/2008 20:13
Cerca de 750 mil pessoas a mais passaram a usar o transporte metroviário desde a implantação do Bilhete Único integrado.
“Ocorre que, ao invés de contratar mais pessoas para atender esta demanda de forma adequada, o Metrô prefere sobrecarregar e pressionar os metroviários, que já têm a sua rotina de trabalho marcada por constante pressão e humilhação, principalmente na estação Barra Funda, onde circulam mais de 200 mil usuários por dia”, diz nota do Sindicato dos Metroviários de SP.
“Tem sido comum as chefias implantarem jornadas de trabalho conforme conveniência – contrariando o acordo coletivo negociado com o sindicato e registrado na Superintendência Regional do Trabalho. Além disso, há sobrecarga de trabalho e excesso de horas extras, o que obriga os metroviários a permanecerem por até três horas em bilheterias confinadas, mal ventiladas e com móveis inadequados”, agrega a nota.
“As chefias da estação Barra Funda tem aplicado punições aos metroviários, como forma de se auto-afirmar, intimidar e abusar do poder que têm. Situações como estas, mais a sobrecarga de trabalho realizado sob pressão, tem gerado vários afastamentos por doenças relacionadas ao trabalho. Reivindicamos condições dignas de trabalho para podermos prestar um serviço de transporte decente a toda a população”, conclui a nota.
Serviço:
Ato por melhores condições de trabalho aos metroviários
Data: 26 de setembro (sexta-feira)
Local: estação Barra Funda
Horário: às 14 horas
Fonte: Sindicato dos Metroviários de São Paulo