Consulta Pública sobre reforma política termina no dia 26

Termina no dia 26 de outubro a consulta pública aberta pelo Ministério da Justiça para receber contribuições da sociedade sobre a proposta de Reforma Política que o governo federal deve encaminhar ao Congresso Nacional até o fim do ano. O texto com as

Os interessados podem enviar sugestões por meio de um formulário disponível na página da Secretaria de Assuntos Legislativos (www.mj.gov.br/sal) ou por carta endereçada ao Palácio da Justiça (Bloco T, sala 434, edifício sede, CEP 70064-900, Brasília-DF).


 


Ao comentar o resultação das eleições do último dia 5, o ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que, apesar de terem sido as eleições mais importantes no âmbito municipal depois da Constituição de 88, o pleito realizado no domingo nos municípios brasileiros demonstrou que o sistema político está esgotado e que é necessária uma profunda reforma política para valorizar os partidos.


 


Tarso Genro considera que os partidos brasileiros perderam suas identidades nacionais. E, por isso, afirmou que esse é o momento de o país fazer uma reforma política. “O limite que essas eleições mostraram no sistema político é que as alianças regionais demonstraram a ausência de partidos nacionais fortes”, destacou. Segundo ele, ficou evidente que em cada região havia alianças diferentes entre os partidos, não sendo seguida a tendência nacional.


 


“Isso significa que há uma predominância ainda das questões regionais e os partidos estão sem uma vocação nacional, não têm uma identidade nacional firme ainda. Isso leva o sistema político ao esgotamento. Por isso, que uma reforma política será bem-vinda para valorizar ainda mais os partidos políticos, que demonstraram muito rigor nessas eleições”, completou.