Em queda livre: Globo tem pior safra de novelas desde 1970

A TV Globo nunca viveu um momento tão pessimista em sua teledramaturgia. As três novelas da emissora registram atualmente as piores audiências dos respectivos horários desde 1970, conforme matéria do jornal Folha de S.Paulo.

A novela em estado mais alarmante é a das 18 horas. Negócio da China registrou média de 21 pontos na Grande São Paulo durante as duas primeiras semanas em que esteve no ar. O índice superou o recorde negativo que até então era sustentado por Ciranda de Pedra, com 22 pontos no mesmo período.


 


Uma hora mais tarde, Três Irmãs também “roubou” o status negativo que estava nas mãos de Bang Bang, de 2005. Os primeiros 30 capítulos da novela marcaram 26,9 pontos, contra 30 de Bang Bang.


 


A Favorita, principal aposta da Globo, deu 37,6 pontos de média em seus 120 primeiros capítulos. A antecessora Duas Caras teve, em média, 1,3 pontos a mais no mesmo período.


 


Em nota à Folha, a Globo tenta se explicar: “As novelas estréiam em períodos do ano diferentes e o comportamento do público varia muito em função disso. É importante considerar também que pode ser precipitada a avaliação de uma novela por trechos delas, sobretudo os iniciais”.


 


Segundo o jornal, as novelas da Record e do SBT também caíram na audiência no segundo semestre. Os Mutantes caiu de 18,1 em julho para 13,7 pontos neste mês. Pantanal, que deu 14,2 pontos em julho, está em outubro com 13,1.


 


Da Redação, com informações do Adnews