Sem categoria

China e Taiwan estabelecem vínculos marítimos e aéreos

China e Taiwan acertaram nesta terça-feira (4) o estabelecimento de vínculos postais, aéreos e marítimos diretos entre ambos os lados do Estreito, pela primeira vez há quase seis décadas.

Os acordos foram assinados pelos principais negociadores da parte continental de China e das autoridades da ilha, Chen Yunlin e Chiang Pin-kung, respectivamente.



Chen, que é presidente da Associação para as Relações no Estreito de Taiwan (ARET), realiza desde segunda-feira uma visita oficial à ilha, a primeira que leva a cabo aqui um funcionário do governo chinês de tão alta categoria, considerada como histórica.



O visitante teve uma reunião de negócios com Chiang, que encabeça a Fundação para os Intercâmbios no Estreito (FIE), a versão taiwanesa da ARET.



Já em junho passado as duas entidades lembraram o início de vôos fretados nos fins de semana entre o continente e a ilha, mas dando amplos rodeios a falta de linhas diretas.



Os acordos assinados agora estabelecem no futuro rotas aéreas diretas, as quais se ampliarão a todos os dias da semana, e a abertura de vôos de cargas fretadas.



De igual forma, as duas partes decidiram a abertura de linhas de navios mercantes entre portos continentais e taiwaneses, sem ter que passar por outro porto intermédio.



Considera-se que estes acordos incrementarão grandemente o tráfico de mercadorias e de pessoas no Estreito de Taiwan.



Os negociadores também assinaram um acordo para a abertura do serviço postal bilateral, normal e expresso, sem ter que transitar por lugares intermédios como Hong Kong e Japão.



Não foram abordados temas políticos nos diálogos, sendo que os dois representantes se concentraram em melhorar o transporte e o correio nas duas direções, e em cooperar para enfrentar a crise financeira global e ampliar os intercâmbios econômicos.



Um casal de ursos pandas, presente da parte continental, chegará a Taipé antes do fim deste ano, bem como sementes da planta Nyssaceae, que só cresce na província de Sichuán, com a esperança de que possa prosperar também em Taiwan.