PCdoB participa de ato comemorativo aos 25 anos do MST
Lideranças do PCdoB participaram, neste sábado (24), do ato político em comemoração aos 25 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Sarandi (RS).
Publicado 26/01/2009 16:32 | Editado 04/03/2020 17:11
Participaram a deputada federal Manuela d´Ávila, o deputado estadual Raul Carrion, o vereador de Passo Fundo Juliano Roso, o deputado paulista Jamil Murad, representando a direção nacional do PCdoB, o diretor nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil), João Batista Lemos.
A médica cubana Aleida Guevara, filha de Che, e Anita Leocádia, filha de Luís Carlos Prestes e Olga Benário, o governador do Paraná, Roberto Requião, e do Maranhão, Jackson Lago, deputados estaduais, representantes de entidades, de partidos políticos, artistas e sindicalistas prestigiaram a comemoração.
O 13º Encontro Nacional, cujo ponto alto foi o ato político, teve a participação de 1.500 Sem Terra dos 24 estados do Brasil em que o MST está organizado.
Carrion aproveitou o encontro e entregou ao membro da coordenação nacional do MST, João Pedro Stedile, uma cópia do dossiê Escalada Repressiva e Criminalização dos Movimentos Sociais no Rio Grande do Sul. O documento com quase 300 páginas denuncia a truculência do Governo Yeda Crusius contra manifestações e protestos organizados por movimentos sociais.
Ao final do encontro, o movimento lançou uma carta, na qual reafirma ‘disposição de continuar a luta, em aliança com todos os movimentos e organizações dos trabalhadores e do povo, contra o latifúndio, o agronegócio, o capital, a dominação do Estado burguês e o imperialismo.’
O MST
O 1º Encontro Nacional dos Sem Terra foi realizado entre 20 e 22 de janeiro de 1984, em Cascavel, no Paraná. Apesar de não ter um dia de fundação, essa reunião reunião marca o ponto de partida da sua construção. Hoje, o MST está organizado em 24 estados, com 130 mil famílias acampadas e 370 mil famílias assentadas.
Isabela Soares