Exposição na Câmara mostra mulher na construção da democracia
A exposição Dia Internacional da Mulher – As conquistas e valores nacionais, com abertura prevista para esta quarta-feira (4), inaugura a programação de comemoração do Dia da Mulher e do Museu da Câmara para 2009. Dividida em duas partes, uma no corred
Publicado 02/03/2009 15:58
O objetivo principal do evento é enaltecer as conquistas femininas desde o século 20. “A exposição procura mostrar a inserção e o aceitamento da mulher na sociedade. Nossa preocupação é prezar pela qualidade da produção, isto é, pela veiculação de informação fidedigna” explica Casimiro Neto, coordenador do projeto.
No corredor de acesso ao Plenário, uma linha do tempo mostrará os avanços da mulher, desde o século 20, na política, nas artes e nos esportes. Serão homenageadas com textos e imagens mulheres que se destacaram em cada uma das áreas abordadas, como Bertha Lutz, na política; Cacilda Becker, nas artes; e Maria Lenk e Maurren Maggi, nos esportes. Também será visto como a mulher vem sendo retratada na publicidade e propaganda do século passado para cá, com a exibição de antigas e novas peças publicitárias dirigidas ao público feminino.
O Gabinete de Arte apresentará quadros, esculturas e cerâmicas de artistas brasileiras. As obras expostas são de autoria de Djanira, Fátima Tosca, Anita Malfati e Simone Ribeiro, entre outras. Para Rosalina Neves, uma das curadoras da exposição, essa mostra serve como estímulo ao avanço feminino nas artes plásticas. “As mulheres ainda têm muito pouca representação na área. Essa exposição é mais uma forma de dar visibilidade às pintoras brasileiras”, afirma.
Segundo a curadora Cláudia Guimarães, a exposição é justa ao exaltar os avanços femininos. “Não há interesse em se estabelecer um confronto entre homens e mulheres. Queremos mostrar mulheres lutando pelas oportunidades, conquistando, no peito e na raça, o seu lugar. Queremos, com essa exposição, que a mulher se sinta valorizada, que tenha orgulho ao passar pelo corredor e se ver bem representada ”, conclui.
Durante a solenidade de abertura, haverá o lançamento do livro Sexualidade e câncer – Vivência de casais no estágio avançado da doença, escrito por Rosenilda Moura da Silva, psicóloga e servidora do Departamento Médico da Câmara, e pela pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Maria Alexina Ribeiro.
Fonte: Agência Câmara