Sem categoria

Seminário com Lula debaterá os desafios do Estado diante da crise

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão consultivo da Presidência da República, promove um grande debate sobre o desenvolvimento do País em meio à crise econômica internacional na primeira reunião plenária de 2009, nos dias 5 e 6

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, abre a reunião no dia 5 de março, às 9h. Em seguida, um painel sobre o novo padrão de desenvolvimento será coordenado pelo Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, que também é secretário-executivo do CDES. Está prevista a participação das seguintes autoridades: Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo; Ministro da Fazenda, Guido Mantega; e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.



No dia 5, à tarde, o seminário prossegue com palestra da economista Maria da Conceição Tavares. Para encerrar o primeiro dia, haverá uma mesa-redonda sobre ao papel do Estado, com participação do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho; do economista Ignacy Sachs (diretor do Centro de Estudos sobre o Brasil Contemporâneo na França); do economista da Universidade do Texas, James Galbraith (professor da Lyndon B. Johnson School of Public Affairs da Universidade do Texas); do consultor Jan Kregel e do presidente do IPEA, Márcio Pochmann.



No segundo dia do Seminário (6 de março), haverá um painel para debater a ''Globalização Financeira e Perspectivas de Novo Sistema de Financiamento e Regulação do Sistema Financeiro Internacional'', com palestras do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli; do professor da Unicamp, Luiz Gonzaga Belluzzo; do diretor do Centro de Políticas e Relações Internacionais da Universidade de John Hopkins; e do economista chefe do Bradesco, Octávio de Barros.



Encerrando o evento, haverá uma Mesa sobre o ''Novo Papel das Instituições Financeiras Multilaterais'', com palestras do vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Otaviano Canuto; do diretor-executivo no Fundo Monetário Internacional (FMI), Paulo Nogueira Batista Jr; do diretor-executivo do Banco Mundial (Bird), Rogério Studart; e do professor da Unicamp, José Carlos Braga.



O CDES entra em 2009 no sétimo ano de funcionamento. Presidido pelo presidente Lula, o Conselho tem como membros permanentes 13 ministros de Estado e 90 líderes da sociedade civil, entre dirigentes empresariais, sindicais e de organizações civis. Eles debatem as principais questões nacionais e elaboram propostas que servem de base para as políticas públicas e para programas do governo federal.



As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas pelo portal do CDES. A programação completa do encontro pode ser acessada neste endereço https://sistema.planalto.gov.br/sinirevento/static/



A TV Carta Maior irá transmitir o evento.


 


Confira abaixo a programação completa:


 



Seminário Internacional sobre Desenvolvimento
 
 


PROGRAMAÇÃO


 


Data: 05 e 06 de março de 2009.


Local: Brasília Alvorada Hotel (antigo Blue Tree) SHTN Trecho 1, Conj 1B, Bloco C – Brasília – DF


 


 


1º DIA – 05/03/2009


 


ABERTURA (09h00)


 


– Excelentíssimo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva


 


NOVO PADRÃO DE DESENVOLVIMENTO: CRESCIMENTO, ESTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL (09h30 às 12h30)


 


– Coordenação: Ministro José Múcio Monteiro – Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República


 


– Palestrantes:


 


1.       Ministra Dilma Rousseff – Ministra de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República


 


2.       Ministro Paulo Bernardo – Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão


 


3.       Ministro Guido Mantega – Ministro da Fazenda


 


4.       Ministro Henrique Meirelles – Presidente do Banco Central


 


– A Agenda de Desenvolvimento do CDES: Paulo Godoy – Conselheiro do CDES, Presidente da Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (ABDIB)


 


– Debate com a Plenária


 


Intervalo – almoço (12h30 às 14h00)


 


Conferência



DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO (14h30 às 15h00)


 


– Maria da Conceição Tavares – Economista, foi Deputada Federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT-RJ)


 


– Relator: Germano Rigotto – Conselheiro do CDES, foi Deputado Federal e Governador do Estado do Rio Grande do Sul (PMDB-RS)


 


Mesas de Diálogo



O PAPEL DO ESTADO NO MUNDO PÓS-CRISE E OS DESAFIOS DO ESTADO BRASILEIRO (15h00 às 18h00)


 


·          Debater o papel do Estado no contexto pós-crise e avaliar os desafios colocados para o Estado brasileiro para o planejamento e execução de políticas públicas em perspectivas de médio e longo prazo.


 


– Coordenação: Tânia Bacelar – Conselheira do CDES, Professora da Universidade Federal de Pernambuco


 


– Relator: Lincoln Fernandes – Conselheiro do CDES, Presidente do Conselho de Política Econômica e Industrial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)


 


– Palestrantes:


 


1.       Luciano Coutinho – Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)


 


2.       Ignacy Sachs – Economista, referido como Ecossocioeconomista, dirige o Centro de Estudos sobre Brasil Contemporâneo na França


 


3.       James Galbraith – Professor da The Lyndon B. Johnson School of Public Affairs, University of Texas


 


4.      Jan Kregel – Consultor independente, foi Chefe da Área de Desenvolvimento e Análise de Políticas no Departamento de Economia e Assuntos Sociais da ONU


 


5.       Márcio Pochmann – Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (IPEA)


 


– Debate com a Plenária


 


O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO E OS EFEITOS DA CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL (18h30 às 20h30)


 


– Coordenação: Daniel Feffer – Conselheiro do CDES, Diretor da Companhia Suzano de Papel e Celulose


 


– Relator: Sérgio Haddad – Conselheiro do CDES, Coordenador Geral da Ação Educativa e diretor presidente do Fundo Brasil de Direitos Humanos


 


– Palestrantes:


 


1.       Jorge Beinstein – Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, Argentina


 


2.       Luiz Bernardo Pericás – Faculdad LatinoAmericana de Ciências Sociales (FLACSO), São Paulo, Brasil


 


3.       Gerardo Caetano – Coordenador do Observatório Político (Udelar) e Observatório Acadêmico do Centro de Formação para a Integração Regional do Uruguai (CEFIR)


 


4.      Marco Aurélio Garcia – Assessor Chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Brasil


 


– Debate com a Plenária


 


 


2º DIA – 06/03/2009


 


GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA E PERSPECTIVAS DE NOVO SISTEMA DE FINANCIAMENTO E REGULAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL (09h00 às 12h30)


 



– Coordenação: Gabriel Ferreira – Conselheiro do CDES, Presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF)


 



– Relator: Antônio Neto – Conselheiro do CDES, Presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB)


 


– Palestrantes:


 


1.       José Sérgio Gabrielli – Economista, Presidente da Petrobrás


 


2.      Luiz Gonzaga Belluzzo – Professor Titular da Universidade de Campinas, membro do Conselho Editorial da Revista Carta Capital


 


3.      Octávio de Barros – Economista Chefe do Bradesco


 


4.       Robert Guttmann – Diretor do Centro de Políticas e Relações Internacionais da Universidade de Johns Hopkins, Washington, D.C.


 


–  Debate com a Plenária


 


Intervalo – almoço (12h30 às 14h00)


 


NOVO PAPEL DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS MULTILATERAIS (14h00 às 16h30)


 


·          Debate sobre a possibilidade de aumentar o poder de decisão dos países emergentes e sobre os possíveis desafios que sucederão a crise financeira internacional e seus impactos sobre a economia global.


 


– Coordenação: Artur Henrique – Conselheiro do CDES, Presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT)


 


– Relator: Murillo de Aragão – Conselheiro do CDES, Presidente da Arko Advice Pesquisas


 


– Palestrantes:


 


1.       Otaviano Canuto – Vice Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)


 


2.       Paulo Nogueira Baptista Jr. –Diretor Executivo no Fundo Monetário Internacional (FMI), representando o Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Haiti, Panamá, República Dominicana, Suriname e Trinidad & Tobago


 


3.     Rogério Studart – Diretor Executivo do Banco Mundial (BIRD) para o Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname, e Trinidad & Tobago


 


– Debate com a Plenária


 


Fontes: CDES e Carta Maior