Sem categoria

OEA tentará reaproximar Equador e Colômbia

Uma comissão da Organização dos Estados Americanos (OEA), destinada à reaproximação dos governos do Equador e da Colômbia, inicia suas atividades em território equatoriano nesta segunda-feira.

Em janeiro passado, uma delegação similar visitou a Colômbia com o mesmo intuito, aproximar Quito e Bogotá, que romperam as relações em 3 de março de 2008.
A primeira tarefa da missão será coordenar seu trabalho na chancelaria equatoriana. Depois, visitará regiões da província fronteiriça de Carchi, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores do Equador em um comunicado.

Nos dias 17 e 18 de março, a missão percorrerá outras zonas próximas à fronteira com a Colômbia, localizadas nas províncias de Esmeraldas e Sucumbíos, e depois se reunirá com autoridades locais.

Formada por especialistas em defesa, segurança, direitos humanos, fomento e cooperação transfronteiriça, a missão permanecerá em território equatoriano até 21 de março, quando entregará um informe preliminar à chancelaria desse país.

Equador decidiu romper as relações com a Colômbia após a incursão colombiana realizada ilegalmente em território equatoriano contra um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Na ocasião 26 guerrilheiros morreram, entre eles o então número dois da guerrilha, Raúl Reyes.


Fonte: ANSA