Sem categoria

Países da Alba querem fim do analfabetismo em 2010

Os ministros da Educação dos países da Alternativa Bolivariana para os Povos da nossa América (Alba) firmaram um acordo que prevê que, no próximo ano, todos os membros devem alcançar a condição de territórios livres de analfabetismo.

A iniciativa está no documento final da primeira reunião dos titulares da área, que se encontraram por três dias em Margarita, Nova Esparta, com a participação de representantes de Cuba, Nicarágua, Honduras, Bolívia, Venezuela e República Dominicana.

O texto aprovado reconhece a importância do ensino como elemento transformador da sociedade e para melhorar a qualidade de vida dos povos da região.

Os ministros destacaram também a necessidade de ampliar e priorizar o Projeto Grão-Nacional Alba Educação para a transformação integral da educação infantil, básica, média e superior dos países membros.

Por outro lado, as autoridades da Nicarágua informaram hoje que declararam mais 14 municípios como territórios livres de analfabetismo em homenagem ao aniversário da Revolução Popular Sandinista.

Segundo Reynaldo Mairena, diretor geral de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação, a cifra se eleva a 56, de 153 municípios, que eliminaram o flagelo.

Como parte do apoio dos membros da Alba, chegaram ao país brigadistas venezuelanos com o objetivo de impulsionar a aplicação do método cubano “Yo sí puedo” (Sim, eu posso).

Fonte:  www.granma.cu