Sem categoria

Evento vai discutir situação de mulheres e negros no trabalho

No Brasil, as desigualdades de gênero e etnia são eixos estruturantes da desigualdade social, com profundos impactos no acesso, condições, permanência e ascenção de mulheres e negros no mercado de trabalho. O assunto vai ser debatido no seminário Traba

A diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma das promotoras do evento, Laís Abramo destaca o objetivo do seminário que é o de ampliar a articulação entre as políticas públicas de equilíbrio entre o trabalho, a família, a vida pessoal e a igualdade de oportunidades de gênero e etnia no mercado de trabalho.



O evento, que prossegue até quarta-feira (18), em Brasília, vai reunir sugestões que subsidiem a elaboração de políticas públicas, bem como estratégias sindicais e empresariais, com o intuito de promover a corresponsabilidade, o compartilhamento e a ampliação da proteção social. Estas são condições importantes e necessárias para se alcançar o equilíbrio entre a vida familiar, pessoal e o trabalho – aspectos fundamentais na promoção da igualdade de gênero e do trabalho decente.



Assunto de homem



O equilíbrio entre o trabalho, a vida familiar e pessoal não é um tema que se refere somente às mulheres. A abordagem do assunto não deve ser vista como um problema exclusivo delas e a ser resolvido apenas por elas. O tema diz respeito às novas formas de relacionamento entre homens e mulheres na vida familiar e na vida produtiva.



O assunto também levanta a discussão sobre os papéis de gênero e as formas de reprodução na vida social –introduzindo novas referências para a construção da masculinidade contemporânea, que está além do trabalho e inclui o exercício da paternidade e das tarefas domésticas.



De Brasília
Com informações da SPM