Encontro no Rio debaterá operação do Santos Dumont e Galeão

O deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara, aprovou requerimento de sua autoria garantido a realização de encontro do grupo de parlamentares com o governador do Rio de

A CNC (Confederação Nacional do Comércio), CNI (Confederação Nacional da Indústria) e outras entidades da sociedade civil também participarão do debate, que tratará de assuntos referentes ao funcionamento dos Aeroportos Santos Dumont e Internacional do Rio de Janeiro Galeão-Antonio Carlos Jobim. O encontro será no dia 20, sexta-feira, às 11h, na Associação Comercial do Rio de Janeiro.



O encontro discutirá o impacto e as consequências econômicas da anulação da Portaria n.º 187 da ANAC, que flexibiliza regras e restringe a utilização desses aeródromos, pois o governo fluminense alega que vai haver um esvaziamento do aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão-Antonio Carlos Jobim, o que poderia prejudicar a realização da Copa do Mundo de 2014 e a candidatura da cidade para os Jogos Olímpicos de 2016.
    

Algumas entidades representativas da indústria turística carioca também temem pelo paulatino esvaziamento do Galeão (principalmente com relação aos vôos internacionais). Queixam-se também da excessiva independência da ANAC no processo de decisões ao não escutar nem considerar as opiniões dos setores atingidos pela medida.
    

A revogação da portaria assegura às empresas concessionárias de serviços aéreos domésticos a exploração de quaisquer linhas aéreas, mediante prévio registro na ANAC, se observada a capacidade operacional de cada aeroporto e as normas regulamentares de prestação de serviço adequado expedidas pela ANAC.
    

Portanto, é importantíssimo promover esse debate com o intuito de colaborar na resolução desse fato, que tem gerado tanta polêmica.