Banco do Brasil levantará até R$ 1 bi para comprar empresas
O Banco do Brasil (BB) assinará nos próximos dias uma parceria com o Carlyle, um dos maiores fundos de private equity do mundo. O anúncio do acordo deve ser feito na semana que vem. Pelos termos da parceria, o BB levantará de 500 milhões a um bilhão de
Publicado 26/03/2009 12:58
O dinheiro será usado para comprar empresas brasileiras, e o próprio BB investirá uma quantia ainda não definida. A gestão do fundo, no entanto, caberá ao Carlyle. O objetivo do banco estatal é impulsionar a internacionalização de empresas brasileiras.
O Caryle foi escolhido porque é, entre os grandes fundos de private equity do mundo, aquele que tem presença num número maior de mercados. O BB participará das decisões de investimento, mas a gestão do fundo caberá à equipe do Carlyle no Brasil.
Além do dinheiro que virá do BB, o Carlyle vem levantando seu primeiro fundo dedicado a aquisições de empresas brasileiras. Para o fundo americano, porém, o aporte do BB não poderia vir em melhor hora — em meio à crise financeira internacional, poucos investidores têm se mostrado dispostos a aplicar em fundos de private equity.
A informação é do Portal Exame