Sem categoria

Com festa à sua altura, 'Princípios' alcança a 100ª edição

Princípios, a revista “100% em Defesa do Brasil e do Socialismo”, atingiu a notável marca de cem edições. Já foram 28 anos de circulação ininterrupta, 485 colaboradores voluntários, 1.584 textos e mais de 7.500 páginas publicadas — além de inesti


Jamil Murad, Orlando Silva, Renato Rabelo, Adalberto Monteiro, Madalena Guasco, Luiz Gonzaga Belluzzo e Ana Paula Bernardes, no lançamento da 100ª edição de Princípios


 


“É uma conquista da imprensa democrática, patriótica, popular de nosso país — que em condições muito adversas busca empreender um contraponto ao monopólio midiático”, declarou Adalberto Monteiro, jornalista, poeta e editor de Princípios. Segundo ele, a revista é “uma obra que provém de muitas mãos, de muitos cérebros, de muitos apoios. Toda colheita é obra social, coletiva”.


 


Adalberto integrou a mesa do evento, mediada por Madalena Guasco, do conselho editorial de Princípios). Além da solenidade — que reuniu cerca de 300 pessoas —, houve também exposição e coquetel. “Dia de festa não é para isso, mas conclamo a todos os que nos apoiam, para aproveitarmos esse feito da centésima edição, para aumentarmos nossa carteira de assinantes e realizarmos uma venda recorde desta edição”, destacou Adalberto. Ao final de seu discurso, o atual editor de Princípios prestou homenagem ao fundador e primeiro editor da revista, João Amazonas (1912-2002).


 


Para o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, da Unicamp, Princípios cumpre a missão de “proteger e resguardar a obra de Karl Marx — talvez o mais completo pensador da modernidade”. Falando em dos colaboradores da publicação, Belluzzo frisou também a pertinência dos valores marxistas na atualidade. “Os senhores das finanças estão prontos para tomar o controle da sociedade. Isso nós não podemos permitir.”


 


Já Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, lembrou que Princípios começou a nascer com o fim do exílio de dirigentes comunistas, na virada dos anos 80 para os 90. “O Amazonas comentava a necessidade de uma revista para enfrentar as ideias da época, do momento, abrindo caminho para o socialismo. O pensamento crítico está na sociedade, e é preciso amalgamá-lo”.


 


Para Renato, “vingar uma corrente marxista no Brasil” é desafio dos comunistas. “A própria natureza do partido transcorre essa missão — a luta pela sociedade socialista. O que tivemos no século 20 foram experiências iniciais. É necessário um tempo histórico maior para chegarmos a essa sociedade superior.”


 


Ao longo de seus cem números, Princípios contribuiu para a luta política do PCdoB, conforme frisaram o vereador paulistano Jamil Murad e o ministro do Esporte, Orlando Silva, ambos do partido. “Sem as ideias sobre os fenômenos da atualidade, não podemos caminhar para as transformações de que o mundo precisa”, afirmou Jamil. Segundo Orlando, Princípios é “uma fonte de referência para entender um país tão complexo e sofisticado como o Brasil — um espaço plural de construção e elaboração na luta por uma solução transformadora”.


 


Com 130 páginas de artigos, a centésima edição de Princípios tem como tema central a crise do capitalismo. Há colaborações de autores das mais variadas áreas de atuação e do pensamento, como os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e de Cuba, Raúl Castro, o escritor Ariano Suassuna, e os presidentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp.


 


Junto à edição especial, a Editora Anita Garibaldi lançou o CD Coleção Princípios, com a íntegra de todo o conteúdo já publicado pela revista desde o primeiro número, de 1981. “É possível conferir capas, textos e ilustrações de qualquer período da revista”, informou Ana Paula Bernardes, diretora-executiva da editora. O CD tem, ainda, “mensagem do editor”, breve biografia de João Amazonas, linha do tempo, sistema de busca e índice remissivo.


 


De São Paulo,
André Cintra