Publicado 06/05/2009 10:08 | Editado 04/03/2020 17:22
O jornalista, educador e teólogo Wolfgang Teske lançará nessa quarta-feira, 6, o livro ''A Roda de São Gonçalo na Comunidade Quilombola da Lagoa da Pedra, em Arraias (TO)'', na abertura da 2ª Conferência da Promoção da Igualdade Racial, no auditório da OAB, às 19 horas, em Palmas.
Segundo Teske, o livro é resultado de uma pesquisa detalhada sobre o processo de comunicação através das manifestações culturais e suas relações com a mídia (Folkcomunicação), no caso a Roda de São Gonçalo, que ocorre na Comunidade Quilombola da Lagoa da Pedra em Arraias. ''Foi a primeira vez que essa manifestação cultural foi sistematizada sob o ponto de vista acadêmico, fazendo uma viagem pela história em uma retrospectiva sobre a origem de Arraias, da comunidade quilombola, de sua vida'', afirmou o autor.
O jornalista disse que, além disso, o livro evidencia os depoimentos de várias pessoas da comunidade sobre sua vida, seu cotidiano e suas manifestações culturais, especialmente a Roda de São Gonçalo.
Na sessão Ordinária do dia 8 de abril de 2009, foi aprovada uma Moção de Aplausos pela Assembléia Legislativa, pelo lançamento do
O livro, que já teve uma Moção de Aplausos aprovada pela Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Iderval Silva (PMDB), primeiro lançamento ocorreu na própria comunidade Lagoa da Pedra, em Arraias.
Outros lançamentos
Na sexta-feira, 8, às 14 horas, o livro será lançado durante o Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (FEPEC) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Arraias.
No domingo, 10, a partir das 14 horas, ocorrerá outro lançamento, no Salão do Livro do Tocantins, na praça dos Girassóis.
No dia 18, às 19h30, Teske dará uma palestra e fará novo lançamento do livro no ''Diálogos Culturais'' do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). O tema da palestra é ''Os estudos da Folkcomunicação no Tocantins''. O evento é uma promoção do curso de Jornalismo, Letras e História do Ceulp/Ulbra.
Toda a arrecadação proveniente da venda do livro será destinada para a Comunidade Quilombola da Lagoa da Pedra. O proposta é de se construir uma biblioteca.
fonte: www.clebertoledo.com.br