Vanessa Grazziotin e lideres estudantis foram ao STF defender a meia passagem

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, comprometeu-se em agilizar a apreciação do Agravo Regimental interposto pelo vereador José Ricardo (PT) contra sua própria decisão que deu efei

Gilmar Mendes recebeu nesta quarta (6), em Brasília, na sua sala no STF, a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) e os dirigentes estudantis Maria das Neves (presidente da União Estadual dos Estudantes do Amazonas – UEE-AM), Yann Evanovick (presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas – Umes) e Moisés Leal Corrêa (presidente do Diretório Central dos Estudantes da Faculdade Martha Falcão).


 


 


A deputada Vanessa fez um relato do clima tenso em Manaus com diversas manifestações contrárias a redução da meia passagem. Disse que a meia passagem tinha um significado histórico e solicitou ao magistrado que priorizasse a ação do vereador José Ricardo.


 


 


O ministro também recebeu das mãos de Maria das Neves edições de vários jornais de Manaus que demonstram o clima tenso na cidade e ouviu do assessor jurídico da liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados, Paulo Guimarães, que a decisão dos vereadores de Manaus agredia o regimento interno daquela Casa e a Lei Orgânica do Município.


 


 


Gilmar Mendes limitou-se a dizer que iria avaliar o Agravo Regimental após receber uma espécie de memorial com todo o histórico do caso. A perspectiva agora é que o ministro reavalie sua decisão ou remeta o caso para o pleno do STF.


 


 


“De nossa parte cabia apenas colocar a situação, explicar o que isso representa para as famílias amazonenses e pedir ao ministro, em decorrência dessa situação, de muita instabilidade, que dê preferência ao caso. Agora o julgamento e o juízo de valor cabe tão somente ao magistrado”, disse a deputada ao deixar a reunião.


 


 


Maria das Neves ressaltou que no TJA não foi julgado sequer o mérito da questão. “Por isso, vimos aqui com a deputada Vanessa para que ele dê prioridade ao julgar o projeto que reduz a meia passagem. Mais de 700 mil estudantes estão sendo prejudicados.”


 


 


“Hoje tanto eu quanto Maria e a deputada Vanessa viemos pedir agilidade no julgamento pelo STF, uma vez que inúmeros estudantes em Manaus desde o 1º de maio tem pago o valor integral da tarifa que é R$ 2, uma das mais caras do país”, disse Yann Evanovick.


 


 


De Brasília,


Iram Alfaia


 


Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm