Câmara aprova projeto contra violência nos estádios
O combate à violência nos estádios terão regras definidas pelo projeto de lei que foi aprovado na noite desta quarta-feira (6) na Câmara dos Deputados. O texto estabelece medidas para a prevenção e punição da violência nos estádios de futebol e em outr
Publicado 06/05/2009 21:37
O texto aprovado, de autoria do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), incorporou grande parte do projeto sobre o mesmo assunto do Poder Executivo. O projeto do Executivo proibe a venda de ingressos em número superior à capacidade dos estádios, obriga as torcidas organizadas manterem cadastros atualizados dos seus integrantes e inibe a prática, pelos torcedores, de atos como entoar cânticos discriminatórios, racistas ou xenófobos.
O projeto também quer impedir os torcedores arremessarem objetos no interior do estádio e portarem ou usarem fogos de artifício. O texto prevê penalidades rigorosas contra estas práticas, que pode ser até de prisão de um a dois anos. Mas, a pena pode ser revertida para o impedimento do torcedor comparecer a eventos esportivos por três meses a três anos, conforme decidido pelo juiz.
Com Agência Câmara