Curitiba: Movimentos sociais se manifestam em defesa da Petrobrás do petróleo brasileiro
Representantes da CUT e da CTB, de diversos sindicatos, entidades dos movimentos sociais e de partidos políticos fizeram uma manifestação na manhã desta terça-feira (02) em defesa da Petrobrás e do monopólio estatal do petróleo. O protesto foi na Boca Mal
Publicado 02/06/2009 20:26 | Editado 04/03/2020 16:54
Zenir Teixeira, dirigente da CTB fez contundente discurso afirmando o posicionamento firme da Central em defesa do petróleo nas mãos dos brasileiros. ''O imperialismo norte-americano invade países, provoca guerras, destrói nações em busca do ‘ouro negro’. É o responsável maior por esta crise geral que atinge povos e nações de maneira avassaladora. ''Não nos enganemos, a ativação da quarta frota rondando as nossas fronteiras tem o objetivo claro e estratégico de meter as garras em nossas riquezas e em especial do pré-sal. E eles têm aqui dentro os seus aliados históricos, os privatistas incrustrados no PSDB, daí porque querem a CPI da Petrobrás que servirá para um propósito explícito, impedir o controle estatal sobre essas imensas riquezas.'' O representante da CTB ponderou que ''querem impedir a continuidade deste projeto nacional iniciado com o governo de Lula. A unidade mais ampla e a mobilização dos trabalhadores e do povo é a chave para garantir o petróleo nas mãos dos brasileiros e abrir os caminhos para avançarmos na luta por um projeto nacional de desenvolvimento, com soberania e valorização do trabalho'', afirmou Zenir.
O presidnete da CUT PR, Roni Barbosa afirmou: ''A preocupação dos direitistas não está na investigação de fraudes ou corrupção. Na verdade, querem forjar fatos para desestabilizar o Governo federal, com os olhos voltados às eleições de 2010. Esses, que agora tentam manchar a imagem da Petrobrás e paralisar as incursões nacionalistas na área do pré-Sal, foram os mesmos que sucatearam a empresa durante o governo FHC, tentaram privatizá-la, e acabaram com o monopólio estatal do petróleo, possibilitando que empresas multinacionais lucrem com o patrimônio do povo brasileiro''.
Os movimentos sociais não são contra as investigações na Petrobrás, até mesmo porque muita das denúncias já são objetos de averiguação do Ministério Público, mas são terminantemente contra a possível paralisação das obras de ampliação dos parques industriais da estatal e dos processos importantes que a empresa está fazendo para prospectar recursos e investir em equipamentos, tecnologia e pesquisa para o Pré-Sal.
Calendário Nacional:
A manifestação no Paraná faz parte do calendário nacional de luta da campanha ''Por uma nova lei do petróleo, pela retomada do monopólio estatal e em defesa da Petrobrás pública e com compromisso social'', na qual foram organizadas mobilizações unitárias vitoriosas que envolveram as centrais sindicais e o conjunto dos movimentos sociais nos estados do rio de janeiro (21/05) e do Rio Grande do Norte (26/05. Além do protesto de Curitiba, outras mobilizações ocorrerão em Brasília (03/06) e Manaus (11/06).
Fonte: Ass. CTB com informações da CUT e do Site: www.presal.org.br