Jovens chineses ingressam em maior número no PC da China
O Partido Comunista da China (PCCh) aumenta o seu número de filiados entre a juventude do país e, no ano passado, se filiaram ao partido mais de 2,3 milhões de chineses menores de 35 anos, informou nesta terça-feira (30) a agência Xinhua, citando númer
Publicado 30/06/2009 12:13
Atualmente, no PCCh militam cerca de 76 milhões de cidadãos da China, cuja população é de 1,3 bilhão de pessoas, e o número das solicitações de admissão (mais de 10 milhões por ano) excede em muito a quantidade de admitidos.
Fundado em 1921, o Partido Comunista da China é o partido que governa o país. Seu secretário-geral desempenha o cargo de presidente da China.
Desde 2002, foi eleito para o cargo o atual presidente Hu Jintao. Nos congressos do PCCH, que são convocados uma vez a cada cinco anos,, são eleitos o comitê central do Partido e os dirigentes do país.
O último congresso — o 17.º — foi celebrado em outubro de 2007.
Questionado sobre como o partido enfrenta o problema de que alguns estudantes desejam entrar para o partido apenas para facilitar o modo de obter emprego, Li Zhongjie, historiador e dirigente do PCCh, afirmou que a motivação da maioria dos candidatos é de cumprir papéis na construção da nação e da sociedade.
“Nós temos mais de 10 milhões de candidatos a cada ano, sendo que em 2005 tivemos 19,5 milhões, por exemplo”, diz Li, vice diretor do Centro de Pesquisas Históricas do Partido, orgão do Comitê Central do PCCh. “Com tanta gente, é inevitável e compreensível que alguns deles tenham suas próprias razões para filiar-se, inclusive a de procurar empregos”, diz.
“Antes de tudo, eles entram para o partido para servir a nação e o povo”, afirmou, destacando que o partido respeitará os interesses privados dos seus membros, e os filiados devem observar as leis e a disciplina partidária quando usarem o poder derivado do aspecto de pertencerem ao partido.
Li afirmou que nas últimas décadas, o PCCh aprendeu novas lições e acumulou experiência, sendo que hoje em dia sua capacidade de governar adquiriu reconhecimento mundial.
“Considero que nosso partido terá um ciclo de vida muito longo”, afirmou.