Sem categoria

PCdoB do Maranhão lança Flávio Dino para o governo do estado

O PCdoB do Maranhão se antecipa e lança o nome do deputado federal Flávio Dino como opção da esquerda para a disputa do governo do estado em 2010. A indicação começa a ser discutida por outras forças políticas. A decisão foi tomada pelo Comitê Estadual em

“É uma decisão histórica, que confirma o papel destacado do PCdoB na cena política do Maranhão. Vamos a partir de agora trabalhar o nome do Flávio Dino junto aos movimentos sociais e demais partidos do campo democrático e popular do Maranhão”, declarou o presidente do PCdoB/MA, Gérson Pinheiro.


 


Presente à reunião, Flávio Dino disse que aceitava a decisão como mais uma missão política com o objetivo de alargar a presença da esquerda no Maranhão e alcançar o governo estadual. Sua vitória possibilitaria uma mudança de rumos no cenário local e abriria caminhos para transformações sociais profundas. “Se a decisão é pela candidatura, então temos que tomá-la como prioridade, por que não podemos brincar de candidato, não podemos apenas marcar posição. Temos de conquistar uma vitória histórica, ganhando as eleições”, discursou.


 


O presidente do Comitê Municipal de São Luis, Márcio Jerry – que coordenou a campanha de Flávio Dino para prefeito de São Luis no ano passados – propôs a imediata organização de caravanas com as principais lideranças do partido para percorrer o interior do Maranhão. “Temos de procurar as forças vivas da sociedade, os outros partidos, mas temos sobretudo neste momento a prioridade é colocar os pés na estrada, percorrer nossas principais cidades”, defendeu.


 


Em reunião da Comissão Política realizada ontem, 8, foram dados os primeiros encaminhamentos para organizar a pré-candidatura de Flávio Dino. Uma das primeiras providências anunciadas por Gérson Pinheiro será agendar reuniões com lideranças do PT e PSB. A direção do PCdoB procurará também entidades dos movimentos sociais para pautar o debate sobre a sucessão estadual. “Temos tempo, mas precisamos agir desde já, intensificar as discussões e montar o cenário eleitoral que nos conduza a uma vitória”, informa Gerson Pinheiro.


 


Em 2008, Dino foi candidato à prefeitura de São Luís e chegou ao segundo turno das eleições com votação alta, 214.302 votos (44,16%), numa disputa acirrada e bastante polarizada com o então candidato João Castelo (PSDB). Hoje, é a mais importante liderança de esquerda do estado.


 


Eleito deputado federal em 2007 após larga experiência na área jurídica – entre outras atividades, foi juiz federal no Maranhão e secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça –, sua trajetória na Câmara fez dele uma referência no Congresso Nacional, sendo escolhido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar um dos cem cabeças do Congresso.


 


Da redação local