China continental e Taiwan se reúnem para unificar idioma
Mais de 500 delegados de China continental e Taiwan, incluindo representantes de partidos no governo, começaram em Changsha, no centro chinês, um fórum econômico e cultural no qual a unificação do idioma será um dos principais pontos da agenda.
Publicado 11/07/2009 18:08
Um dicionário da língua chinesa que unifique o diferente uso feito do idioma na China e em Taiwan é debatido no 5º Fórum Econômico, Comercial e Cultural dos Dois Lados do Estreito, inaugurado hoje pelo presidente do Kuomintang (KMT, governante em Taiwan), Wu Poh-hsiung.
Taiwan, onde o chinês é também a língua oficial, utiliza caracteres tradicionais para escrever, da mesma forma que Hong Kong e Macau, enquanto a China usa uma versão simplificada, após uma reforma introduzida pelo regime comunista.
O presidente taiuanês, Ma Ying-jeou, partidário de uma maior aproximação com Pequim, destacou em declarações que é necessário que especialistas de ambos os territórios torquem ideias e que o uso de caracteres tradicionais seja promovido na China continental para um intercâmbio cultural.
O fórum não conta com a participação de representantes da oposição taiuanesa, que considera a aproximação cultural e esse tipo de intercâmbios mais um passo do KMT e do Partido Comunista da China para avançar rumo à união política entre ambos os territórios, separados desde 1949.
A delegação chinesa no fórum é liderada por Jia Qinglin, presidente do principal órgão assessor governamental.