Academia Brasileira de Ciências ganha sede no Rio de Janeiro

O prédio do início do século XX que abriga a Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro foi cedido à Academia Brasileira de Ciências (ABC) por trinta anos. O decreto de cessão do histórico imóvel da Rua da Alfândega, no Centro do Rio, foi assinado pelo gover

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o edifício de número 42/48 começou a fazer parte da história arquitetônica da cidade em 1926. O imóvel, eclético, foi construído para servir como sede do Banco Alemão Transatlântico e tornou-se um dos prédios mais luxuosos e modernos da época. Na década de 40, a construção foi vendida à então Prefeitura do Distrito Federal e, em 1974, passou a pertencer ao governo estadual.



“O Rio é a capital da cultura, da ciência, dos serviços, do porto inteligente, das universidades, da tecnologia e da informação”, declarou Sérgio Cabral, que recebeu da ABC o Título de Governador da Ciência.
 

Para o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis, a lei sancionada por Sérgio Cabral atenderá ao anseio de gerações de acadêmicos. Depois de décadas de espera, os cerca de 620 cientistas e pesquisadores da ABC finalmente ganharam sua nova sede para continuar a promover a qualidade cientifica e o avanço da Ciência no país. O Governo do Estado do Rio também apoiará os projetos de reformas para o espaço.



“Hoje, dia em que comemoramos o aniversário de Santos Dummont, que foi membro da academia, o sonho de milhares de acadêmicos foi concretizado. Inicia-se agora uma nova fase. Já estamos preparando as etapas para a recuperação do edifício. Haverá um memorial, um projeto e a realização de obras para adaptar o belíssimo prédio à Academia Brasileira de Ciência. Para isso, contaremos com a parceria de diversas instituições”, disse Palis.



Uma das mais antigas associações de cientistas do Brasil, a academia é uma entidade independente e sem fins lucrativos que atua como sociedade honorífica e consultora dos governos federal e estadual para estudos técnicos e de política científica. A meta da instituição é discutir e propor soluções inovadoras para questões que solicitem uma abordagem multidisciplinar.



Também participaram da cerimônia de assinatura do decreto de cessão o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luis Fernandes, e o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves.



A Secretaria de Fazenda terá uma nova sede até junho de 2010. O termo de cessão de uso do prédio do extinto Iperj, que será renovado pelo RioPrevidência, proprietário do imóvel, foi assinado em maio deste ano. A mudança para o edifício da Avenida Presidente Vargas, n° 670, acontecerá após a conclusão das obras de reforma.