Sem categoria

Lula afirma que há margem de manobra para corte em juro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que existe espaço para cortes na taxa básica de juros da economia. No início do ano, a taxa estava em 13,75% ao ano e caiu para 9,25% em junho.

“Nós temos margem de manobra para fazermos os cortes que estamos fazendo”, disse Lula, citando os resultados da política econômica realizada pelo governo e a sustentabilidade da economia brasileira. A declaração do presidente foi feita em resposta a uma pergunta sobre sua expectativa em relação ao resultado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).


 


Lula ponderou que a decisão cabe aos integrantes do comitê e que não tentou influenciar a decisão. “Se eu tivesse que pedir eu não pedia. Eu determinava. Eu não determinei porque… embora não tenha nenhuma lei garantindo autonomia ao Banco Central, a relação entre nós permite uma certa autonomia”, completou.


 


O presidente também evitou adiantar qual o nível de queda que espera para a taxa. “Se vai ser meio, se vai ser um, se vai ser 0,75 são as pessoas que estão com as tabelas que vão decidir. Certamente eles decidirão o que vai ser melhor para o Brasil”, afirmou. A entrevista foi dada após encontro de Lula com o presidente de Moçambique, Armando Guebuza.


 


Com agências