Sem categoria

Hu Jintao: minorias devem respeitar-se mutuamente na China

O presidente da China, Hu Jintao, pediu a todos os grupos étnicos do país a demonstrar consideração e respeito mútuos, durante uma visita de quatro dias à província de Yunnan, no sudeste da China.

Hu recomendou que os esforços para conservar a unidade sejam redobrados, mediante a colaboração e o trabalho coletivo, assim como implementar de maneira plena as políticas nacionais em relação às minorias étnicas.



“Todos os cidadãos devem ajudar-se e progredir juntos”, sublinhou.



O presidente chinês se reuniu com os representantes de vários grupos e dialogou com os habitantes do distrito de Wuhuam, em Kunming, capital provincial, durante sua visita a Yunnan, que foi concluída nesta terça-feira (28).



Assegurou que o Partido Comunista da China e o governo nacional prestarão mais apoio às zonas em vias de desenvolvimento, povoadas por minorias étnicas, para melhorar as condições de vida dos moradores dessas áreas.



Nesse sentido, destacou que “todas as etnias formam parte importante da família chinesa”.



Em Yunnan vivem pelo menos 26 minorias étnicas.



No início do mês de julho se registraram fortes distúrbios étnicos na Região Autônoma de Xinjiang-Uigur, que causaram grandes perdas à população e provocaram um grande prejuízo à estabilidade e à ordem.



Os distúrbios resultaram na morte de quase 200 pessoas.