Sem categoria

Governo prepara plano de desenvolvimento para o Nordeste

O governo federal deverá concluir até o fim deste ano o Plano de Desenvolvimento do Nordeste, uma das prioridades do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi dada nesta quarta-feira (12) pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, durante reunião com a bancada do Nordeste na Câmara.

Durante o encontro, Paulo Bernardo discorreu sobre todas as ações que o governo Lula tem adotado no Nordeste desde 2003, o que garantiu à região indicadores de crescimento econômico e social acima da média nacional, mesmo com os reflexos da crise internacional iniciada em setembro do ano passado, nos Estados Unidos. Como exemplo de avanço, mostrou que as universidades federais da região oferecem, hoje, 227 mil vagas, o dobro do que havia ao final do governo FHC. Várias dessas vagas surgiram, segundo o ministro, com a criação de universidades no nordeste.

“O plano é essencial para a região, pois definirá de modo estratégico os avanços que o governo Lula tem garantido para todo o Nordeste”, afirmou o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), coordenador da bancada do Nordeste. Segundo ele, os parlamentares nordestinos vão promover uma seminário para debater o tema e contribuir com o governo na finalização das diretrizes do plano.

O deputado José Guimarães (PT-CE) reconheceu que graças a obras estruturantes do governo Lula – como a Transnordestina, a interligação de bacias no rio São Francisco e a construção de dois estaleiros, um na Bahia, outro em Pernambuco – o Nordeste tem dado um salto no desenvolvimento. Essas obras, mais ações no campo social – como a Bolsa Família e aumento dos recursos do Programa de Agricultura Familiar – permitiram a diminuição da desigualdade em relação a outras regiões do País. “ Entretanto, para que esses programas garantam perenidade na trajetória de crescimento do Nordeste, é preciso concretizar o plano de desenvolvimento regional”, disse Guimarães.

O deputado Fernando Nascimento (PT-PE) destacou que a estratégia do governo Lula para o Nordeste deve também visar o fortalecimento da “nova Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). “ A Sudene exerce um papel fundamental no desenvolvimento regional e torna-se instrumento essencial para a execução das políticas públicas definidas pelo governo federal com todos os estados nordestinos”, disse. “Tanto a Sudene como a Sudam têm papel estratégico no desenvolvimento regional, de integração nacional e de redução das desigualdades socioeconômicas”.

Os deputados José Airton Cirilo (PT-CE), Nazareno Fonteles (PT-PI) e Pedro Eugênio (PT-PE) também participaram da reunião com o ministro do Planejamento.

Fonte: www.informes.org.br