Deputada pede aprovação de projetos sobre profissão de jornalista

A deputada Jô Moraes (PCdoB/MG) defendeu uma estratégia para que o Congresso aprove a Proposta de Emenda à Constituição 386/09, que restabelece a exigência de diploma para jornalista; ou o Projeto de Lei 5592/09, que dá nova regulamentação à profissão de jornalista.

fenaj

A deputada Jô Moraes (PCdoB/MG) defendeu hoje (27) uma estratégia para que o Congresso aprove a Proposta de Emenda à Constituição 386/09, que restabelece a exigência de diploma para jornalista; ou o Projeto de Lei 5592/09, que dá nova regulamentação à profissão de jornalista.

A deputada disse que esse assunto também precisa ser discutido na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada em dezembro, em Brasília. As declarações foram feitas em audiência pública que discutiu a exigência de diploma para jornalista.

Na audiência, o deputado Fernando Ferro (PT/PE) lembrou que parte dos parlamentares tem medo de falar da mídia e parte é comprometida porque tem vínculos relacionados à propriedade dos meios de comunicação.

Já a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB), de Pernambuco, conclamou os estudantes de jornalismo a participarem mais da discussão e a protestarem em Brasília. A audiência de hoje foi promovida pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Educação e Cultura da Câmara.

O debate foi realizado por iniciativa da deputada Raquel Teixeira (PSDB/GO), que teve seus requerimentos de audiência pública aprovados nas duas comissões. “Não é um debate simples, mas tem que ser feito porque interessa à democracia”, afirmou a deputada. Raquel Teixeira também lamentou a ausência de diversos convidados, inclusive de ministros do STF. “Nós vamos insistir com eles”, disse.

(Agência Câmara)