Zelaya: Micheletti cumpriu mandato da oligarquia golpista
O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, disse neste sábado (26) que Roberto Micheletti, o golpista instalado no poder após sua derrubada, cumpriu de acordo com o que queriam os golpistas o mandato da oligarquia empresarial, responsável pelo golpe de Estado de 28 de junho passado. "Micheletti cumpriu bem seu papel nessa oligarquia empresarial que me derrubou", disse Zelaya na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.
Publicado 26/12/2009 20:59
Zelaya permanece na embaixada desde 21 de setembro passado, quando chegou por surpresa a Tegucigalpa para tentar obter seu retorno ao cargo em Honduras.
O presidente avalia também que Micheletti exerce "uma ditadura ao estilo dos Somoza", na Nicarágua; Trujillo, na República Dominicana, Pinochet, no Chile, e Batista, em Cuba.
Zelaya disse ainda que seu futuro continua sendo incerto porque não está disposto a renunciar como presidente de Honduras. "Esse foi um mandato que o povo me deu e do qual o Congresso Nacional não pode me destituir", afirmou.
Por isso, o presidente diz ser importante restaurar a democracia no país. O mandato de quatro anos de Zelaya terminaria em 27 de janeiro, quando os golpistas colocarão no cargo de presidente do país o político Porfírio Lobo, que aceitou participar de "eleições" presidenciais que não tiveram respaldo da comunidade internacional.
Zelaya também afirmou que não acredita na Justiça hondurenha porque segue integrada pelos mesmos juízes, o mesmo procurador-geral, os mesmos deputados e os mesmos militares que o derrubaram.
Com agências