Amazonenses são selecionados em concurso nacional de cinema
Dois roteiristas amazonenses foram selecionados pelo concurso Nós na tela, realizado pelo Ministério da Cultura (Minc) em parceria com a Cinemateca Brasileira. A membro do Circuito Universitário de Cultura e Arte do Amazonas (Cuca-AM) Gabriela Andreoletti e Sérgio Lobato tiveram seus trabalhos escolhidos, juntamente com outros 18, de um total de 170 inscritos de todo país.
Publicado 19/02/2010 20:10 | Editado 04/03/2020 16:12
Os autores selecionados participaram de uma oficina obrigatória entre os dias 1 e 5 de fevereiro, na sede Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Na ocasião, tiveram a oportunidade de aprender com os principais nomes do cinema brasileiro.
Além dos preparativos, cada roteirista que tiveram seus trabalhos aprovados pela banca julgadora do Nós na Tela receberão R$ 30 mil para produzir seus filmes.
“É a primeira vez que vejo um concurso de nível nacional refletir esse caráter nacional na seleção dos trabalhos. Isso é um avanço muito grande nas produções de audiovisual no país”, afirmou a jovem cuqueira que também compõe a direção da Associação de Cinema e Vídeo do Amazonas (ACVA) e já trabalhou na produção de diversos filmes, sendo dois seus.
Neste terceiro, Gabriela abordará o antagonismo social entre o tráfico de drogas e as igrejas evangélicas por meio dos personagens centrais que sintetizam esse confronto em suas próprias vidas. Ressalta-se com isso a abordagem universal da obra desta jovem, que foge ao tradicional script regionalista comumente utilizado para projetar trabalhos locais.
De Manaus,
Anderson Bahia