Bolsa termina a semana em queda em São Paulo
Um dia depois da forte turbulência que atingiu os negócios, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) fechou esta sexta-feira com queda de 0,86%, aos 62.870,88 pontos. Só nesta semana, o Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) caiu 7%. No ano, a perda acumulada passa de 8%.
Publicado 07/05/2010 18:37
Após passar todo o dia em queda, o dólar comercial fechou estável nesta sexta-feira, cotado a R$ 1,851 na venda, mesmo valor registrado no dia anterior. Na semana, a moeda norte-americana subiu de 6,5%. No ano, o dólar acumulou alta de 6,2%.
Crise na Grécia
Na quinta-feira, os mercados viveram um dia de pânico com a crise da Grécia. Parte do mercado acredita que os problemas nas finanças públicas enfrentados pelo governo grego podem afetar economias de outros países, especialmente daqueles que também passam por problemas de endividamento, como Portugal e Espanha.
A Bovespa fechou em forte baixa de 2,31%, aos 63.414,22 pontos.
Em momentos de crise, a tendência é que a Bolsa caia e o dólar suba. Os investidores muitas vezes abandonam as ações, o que faz os preços caírem, e compram dólares, o que faz o valor aumentar.
Nesta sexta-feira, o mercado iniciou os negócios com a informação de que os congressistas alemães aprovaram a participação do país no pacote de resgate à Grécia. Os parlamentares autorizaram a concessão de 22,4 bilhões de euros (US$ 28,6 bilhões) em créditos ao longo de três anos. O montante é parte do pacote de 110 bilhões de euros que serão concedidos por integrantes da zona do euro e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
Emprego nos EUA
Além disso, os dados sobre a evolução do emprego nos EUA foram bem melhores que o esperado. Foram criados 290 mil postos de trabalho em abril. Já a taxa de desemprego avançou para 9,9% no mês passado, após ficar em 9,7% nos três primeiros meses deste ano.
Na Ásia, as bolsas refletiram os abalos sentidos pelos mercados ontem e encerraram a sessão em terreno negativo. O índice Shanghai Composite, de Xangai, cedeu 1,87%, aos 2.688 pontos, enquanto o Hang Seng, de Hong Kong, diminuiu 1,06%, ficando em 19.920 pontos. Já o Kospi, de Seul, teve contração de 2,21%, aos 1.647 pontos, e o Nikkei 225, da Bolsa de Tóquio, perdeu 3,10%, para 10.364 pontos.
Com informações da Uol, Reuters e Valor