UNE e UBES realizam passeata pelo dia do estudante no Maranhão
Entidades estudantis convocam manifestação em defesa da educação do estado nordestino. Será nesta quarta-feira (11), Dia do Estudante, a partir das 9h. Um dos pontos de pauta é a má qualidade da educação no estado, indicada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) e pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Publicado 11/08/2010 11:24
A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) têm historicamente se mobilizado em defesa dos interesses nacionais, da Educação e da superação das desigualdades enfrentadas pelo povo brasileiro.
Esse ano não será diferente. Os dados apresentados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) e pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) denunciam a falência da Educação nos municípios maranhenses. Das vinte piores escolas do Brasil, cinco estão no Maranhão.
Assim, as entidades irão às ruas exigir que metade de todos os recursos que serão destinados ao fundo social do pré-sal, a ser criado pela União, seja aplicada na educação do país e que, do mesmo modo, metade dos recursos dos royalties do petróleo destinados ao estado do Maranhão seja investida no financiamento da educação pública.
Para construir essa vitória é necessária muita mobilização. E esse é o chamado que as entidades estudantis fazem para a passeata em defesa de 50% do fundo do pré-sal para a educação e em defesa da educação no Maranhão, marcada para o dia 11 de agosto de 2010, com concentração às 9 horas no Centro de Ensino Governador Edison Lobão.
Serviço
Passeata em defesa de 50% do Fundo do Pré-Sal para a Educação e em defesa da Educação no Maranhão
Data: 11 de agosto às 09h
Local: Centro de Ensino Governador Edison Lobão – CEGEO
Fonte: Estudantenet