Sem categoria

Cone Sul unido em defesa dos patriotas cubanos presos nos EUA

Durante os dias 11 e 12 de setembro foi realizado em Buenos Aires o 1º Encontro do Cone Sul em defesa dos Cinco presos políticos cubanos encarcerados nos EUA. Ao lado do Comitê Argentino pela Liberdade dos Cinco Cubanos e do Movimento Argentino de Solidariedade a Cuba participaram da reunião delegados da Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, a mãe de Antonio Guerrero, um dos cinco presos, Mirta Rodriguez, e a advogada Nunis Piñero.

A mãe de Guerrero fez um relato comovente sobre a prisão de seu filho, ao lembrar o dia 12 de setembro de 1998 em que os cinco foram detidos. Contou que eram 5 horas da tarde quando recebeu a notícia. “Não foi fácil”, afirmou. “Antonio acaba de chegar depois de dois meses nos Estados Unidos, passamos juntos o Dia das Mães e havíamos compartilhado momentos muitos agradáveis, vídeos e fotografias”. Transcorreram três anos sem que se pudesse dar a conhecer em Cuba o que havia ocorrido até que, quando foram declarados culpados e se ditaram as brutais sentenças, se revelou a verdade ao povo de Cuba. “A partir daquele momento, nunca mais nos sentimos sós … Esta é uma história cheia de horror e dor”, agregou.

Em sua declaração final, o Primeiro Encontro do Cone Sul pela liberdade dos cinco presos cubanos conclamou as organizações progressistas que defendem os presos políticos a multiplicar as ações neste momento crucial para exercer o máximo de pressão sobre o governo Obama, sublinhando a necessidade de fortalecer a nova instância de coordenação da luta criada em Buenos Aires.

Do encontro também sairá uma declaração conjunta dirigida a instituições regionais como a Unasul e o Parlasul, com cópias às chancelarias dos países que integram tais órgãos, pedindo que exijam do governo dos EUA a libertação dos cinco cubanos. Documento de igual teor será encaminhado ao presidente Barack Obama.

Os participantes também decidiram realizar o Segundo Encontro do Cone Sul em defesa dos cinco cubanos presos nos EUA em Florianópolis (SC). A data do evento ainda não foi definida.

Da redação, com agências