Renato Rabelo reforça comício da vitória no RS
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, veio para o Rio Grande do Sul na sexta-feira para reforçar o time de lideranças que participou do comício do vitória, que reuniu cerca de 30 mil pessoas no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Rabelo mostrou-se satisfeito com o desempenho do partido no Estado. "O PCdoB no Rio Grande do sul sairá fortalecido desse processo. Não tenho dúvidas que vai forjar novas lideranças", afirmou.
Publicado 25/09/2010 15:01 | Editado 04/03/2020 17:11

Antes do comício, Rabelo acompanhou a entrevista coletiva da presidenciável Dilma Rousseff em um hotel de Porto Alegre. Após, falou de suas impressões sobre a política no cenário nacional em conversa com o candidato ao governo do Estado, Tarso Genro, a candidata ao Senado ao Senado Abgail Pereira (PCdoB) e o presidente do partido no Rio Grande do Sul, Adalberto Frasson. O dirigente nacional dos comunistas destacou a importância de uma vitória no Rio Grande do Sul pela aliança constituída e pela capacidade de dialogar com outras forças políticas para dar sustentação ao projeto nacional com Dilma na Presidência e para avançar nas mudanças que o Brasil precisa.
No comício, Renato Rabelo subiu no palanque principal ao lado do presidente Lula, Dilma, Tarso, Beto Grill, senador Paulo Paim e Abgail. Ao término do ato político, Rabelo recebeu de Adalberto Frasson a informação de mais uma pesquisa Vox Populi, divulgada na noite de sexta, onde a comunista Abgail aparece com 16% da preferência do eleitorado gaúcho. No mesmo levantamento, Paim figura em primeiro lugar, com 47%. O resultado demonstra que a estratégia da coligação Unidade Popular pelo Rio Grande (PT/PSB/PCdoB/PR/PPL) foi acertada ao apresentar dois nomes para as duas vagas ao Senado.
A pesquisa Vox Populi mostra ainda que a presença de Abgail na disputa tem feito a diferença. A candidata Ana Amélia Lemos (PP), que aparecia em primeiro lugar, na liderança absoluta de levantamentos anteriores, perdeu pontos e agora figura na segunda posição, com 45%. O ex-governador Gemano Rigotto (PMDB) também teve queda. Abgail, por sua vez, é a candidata que mais cresce. No início da campanha, ela aparecia com 1% das intenções de voto.
De Porto Alegre
Roberto Carlos Dias